Quando o carro não dá partida, bate um certo desespero, não é mesmo? Seja para ir ao trabalho ou fazer algum passeio, é uma situação muitas vezes inesperada e que levanta uma série de preocupações com relação aos gastos e outros problemas do veículo.
Mas o que fazer quando esse tipo de problema ocorre? Falaremos sobre isso no post de hoje! Acompanhe a seguir!
São vários os fatores que levam um carro a não dar partida, uma vez que essa é uma ação condicionada por componentes elétricos e mecânicos do próprio veículo.
Assim sendo, qualquer problema em uma das peças do automóvel já provoca falhas no sistema de partida.
Uma dessas peças é a bateria, responsável pelo armazenamento e fornecimento de energia para que o motor funcione.
O alternador é outro componente que cumpre essa função, de geração de energia para que a bateria seja recarregada e mantida em sua voltagem ideal.
Além do motor de arranque, que também está diretamente relacionado à partida, pois com a energia que provém da bateria, o componente dá o primeiro passo para que o motor funcione. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre cada um deles.
Em geral, quando o carro não dá sinal de vida e não ligou é porque a bateria está com problemas, isto é, falta carga na mesma. Isso pode ser observado ao virar a chave, pois o painel ficará com a luz fraca e vai apagar assim que o motor for acionado.
Também é provável que os faróis estejam enfraquecidos, assim como as palhetas do para-brisa.
Esse é um item de grande relevância para o sistema de partida, que funciona como um gerador de energia elétrica, permitindo que a carga da bateria se mantenha constante.
Quando ocorre algum defeito nesse componente, automaticamente acontece a descarga da bateria, que impede o motor de ligar.
Como dissemos, o motor de arranque também pode fazer com que o carro deixe de dar partida.
A primeira recomendação é abrir o capô para verificar se os cabos estão fixados de maneira correta na bateria. Também é importante dar uma olhada nas luzes do veículo, como as lanternas e os faróis. Se estiverem fracas, a bateria pode estar sem carga.
Uma das ações mais realizadas é empurrar o carro. Mas isso pode danificar o catalisador, então, não deve ser feito. O correto é acionar o veículo, de preferência com a ajuda de uma bateria auxiliar.
E se o motivo da bateria descarregada não for descoberto, o seu carro deve ser encaminhado para a oficina o quanto antes para manutenção.
Conte-nos se alguma vez o motor do seu automóvel não funcionou e quais foram as medidas tomadas.
Comente abaixo e compartilhe o conteúdo!