+55 11 99998-6075

Manutenção Preventiva das Palhetas Automotivas: Dicas para uma Visibilidade Segura

Última atualização em:
21/06/2024

Para fazer a manutenção das palhetas automotivas é preciso garantir que elas estejam sempre limpas e com a borracha hidratada. Mas se houver sinais de ressecamento, danos à lâmina ou se a palheta não estiver limpando bem o para-brisa, significa que já está na hora de fazer a troca.

A imagem mostra uma pessoa ajustando uma palheta de para-brisa

É muito comum os proprietários de veículos perceberem que as palhetas automotivas não estão funcionando muito bem apenas quando precisam ser usadas. Afinal, elas não desempenham corretamente o seu papel, e isso acaba atrapalhando a visibilidade.

Portanto, é fundamental não se esquecer de que as palhetas também precisam passar por uma manutenção preventiva. Além disso, devem ser inspecionadas para verificar as condições em que se encontram e fazer a substituição quando preciso.

Isso é essencial porque as palhetas não são um mero acessório. Elas têm um papel importante na promoção de uma boa dirigibilidade, além de contribuírem para a maior segurança do condutor e dos seus acompanhantes.

Como esse é um tema de interesse para todos os proprietários de veículos, preparamos este conteúdo para explicar como cuidar bem das palhetas do seu automóvel. Continue lendo e confira!

Como fazer a manutenção preventiva das palhetas?

A parte das palhetas automotivas que fica em contato com o para-brisa é fabricada com borracha. Esse material, naturalmente, tende a ressecar com o passar do tempo. Mas esse processo é acelerado quando não recebe os devidos cuidados de limpeza e manutenção.

Se a borracha se mantém em contato com poeira e outras sujeiras, a tendência é de que ela se degrade com mais rapidez. Logo, é fundamental garantir que as lâminas de borracha estejam sempre limpas. 

Para isso, basta utilizar um pano umedecido em água ou em uma solução de água com sabão neutro. Isso ajudará a eliminar a sujeira que fica acumulada para que a borracha não desidrate com muita rapidez.

Para manter a hidratação, também podemos molhar as palhetas. Use o esguicho de água do para-brisa regularmente, por exemplo, quando for abastecer o seu veículo, ou permita que seja feita a limpeza dos vidros, pois também ajudará a molhar e hidratar a borracha.

É essencial não utilizar produtos como querosene ou outros químicos e solventes. Eles tendem a ressecar com mais rapidez a borracha, reduzindo o tempo de vida útil das palhetas automotivas.

O que deve ser observado para conferir as condições das palhetas?

Como as palhetas automotivas costumam ser acionadas apenas quando dirigimos na chuva, muita gente acaba não prestando atenção às condições em que elas se encontram. Mas é importante adquirir o hábito de fazer essa inspeção para promover a maior durabilidade dessas peças.

Quando você for inspecionar as palhetas, veja se a borracha está com acúmulo de sujeira, se há algum ponto de ferrugem nas hastes, se a borracha está com algum dano, se ela continua macia ou se já está dura e ressecada.

Quais sinais indicam a necessidade de substituir as palhetas?

As condições da borracha são o principal indício de que já está na hora de fazer a substituição das palhetas automotivas. Se o material estiver apenas sujo, é possível fazer a limpeza e continuar usando as mesmas peças.

Porém, pode ser que ele já esteja muito ressecado, com pequenas rachaduras ou até mesmo quebradiço. Isso indica que é hora de trocar. Também caso a borracha tenha sofrido algum tipo de dano e esteja rasgada ou com pedaços faltando.

Você pode perceber que as palhetas precisam ser substituídas quando, na hora de usar, elas não fazem a limpeza correta do para-brisa. Pode ser que ela não remova toda a água, deixando alguns pontos com acúmulo e visibilidade dificultada. Também acontece de a paleta começar a riscar o vidro ou ficar “pulando”, o que significa que a borracha não está mais maleável.

Ao perceber esses sinais, é fundamental substituir as palhetas automotivas para garantir a melhor visibilidade e segurança em qualquer condição climática. Assim você terá certeza de que essas peças estão prontas para serem usadas e que vão cumprir sua função de forma satisfatória. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross