+55 11 99998-6075

Férias: faça a revisão do carro e viaje tranquilo

Última atualização em:
19/07/2024

Antes de sair de férias, é fundamental fazer a revisão do carro. Ela é necessária mesmo que o veículo não esteja apresentando sinais de defeito. Precisam ser inspecionados, por exemplo, os pneus, o óleo do motor, o sistema de freios e o elétrico. Além de conferir alinhamento e balanceamento.

A imagem mostra três jovens se divertindo ao ar livre em um dia ensolarado. Eles estão ao lado de um carro preto, parcialmente visível no canto esquerdo da imagem. Duas das jovens estão levantando os braços, sorrindo e parecendo animadas, enquanto o jovem no meio faz um gesto expressivo com as mãos.

Quando a gente sai de férias, a intenção é aproveitar a companhia da família, dos amigos e descansar. Problemas, preocupações, irritação e estresse não fazem parte do cronograma e muito menos do roteiro. Já que você também não quer dor de cabeça, não se esqueça de fazer a revisão do carro.

Essa é uma etapa fundamental do planejamento das férias porque vai garantir que tudo corra bem na sua viagem. Então, é preciso programar essa visita ao mecânico com antecedência e conferir todos os itens fundamentais para garantir o bom funcionamento do veículo.

Tem muita gente que acaba negligenciando a revisão, ou esquece de fazer, e se coloca em risco. Então, preparamos este material para fazer um alerta e dar algumas dicas. Continue lendo e entenda a importância de fazer a revisão do carro antes das férias e o que precisa ser inspecionado.

Por que fazer a revisão do carro antes das férias é tão importante?

Essa resposta parece óbvia no caso de um carro que já está há muito tempo sem passar pelo mecânico. É fato que ele precisa fazer uma troca de óleo, conferir os freios, dar uma olhada na parte elétrica e assim por diante. Ainda mais se já vem apresentando alguns sinais de que algo está errado.

Colocar um carro em más condições na estrada é um risco muito grande para quem ocupa o veículo e para as demais pessoas. Afinal, ele pode ter uma pane no meio do caminho, inclusive quando estiver em alta velocidade.

É fundamental fazer a revisão para não causar nenhum acidente e para que você não fique no meio da estrada ou tenha que voltar para casa por causa de imprevistos mecânicos.

Mas e quando o veículo está em dia? É preciso fazer a revisão também?

A resposta é sim. Todo carro que será utilizado para fazer uma viagem precisa, antes, passar por uma revisão. Isso deve acontecer mesmo que não haja nenhum sinal de que alguma coisa está errada.

Se você for pegar a estrada, vai colocar o veículo em uma situação de uso um pouco mais intensa. Não é aquele uso rotineiro, em velocidades mais baixas, distâncias menores e situações habituais.

Então, é fundamental que a revisão seja feita também para ter certeza de que tudo está funcionando com perfeição, de que não há nenhuma peça ou componente prestes a quebrar, para conferir a situação dos óleos e dos fluidos do carro. Até mesmo para ver como está o estepe e se você tem as ferramentas básicas que poderia precisar em um caso de emergência.

Ou seja, não tem por onde fugir. Se o carro está apresentando algum tipo de defeito, é indispensável fazer a revisão antes de ir para a estrada. Mas se ele não estiver, ela também é fundamental para fazer uma análise mais detalhada e conferir se você não deixou passar nada que possa ser importante.

O que precisa ser verificado na revisão do carro antes das férias?

Como dito, são vários os itens que precisam passar por uma inspeção na hora de fazer a revisão do carro antes das férias. Veja quais são os principais que não podem ficar de fora.

Pneus

Confira o desgaste da borracha, se ela não está ressecada, faça o rodízio se for necessário e veja como está o estepe. Não se esqueça de fazer a calibragem adequada antes de pegar a estrada.

Óleo do motor

Dê uma olhada no adesivo colado no para-brisa e veja quando foi feita a última troca. O ideal é seguir a quilometragem indicada ou, se já tiver passado de 6 meses, fazer a troca mesmo assim. Se estiver tudo em dia, confira o nível.

Sistema de freios

Aqui entram as condições de componentes como pastilhas e discos, além do nível e da situação do fluido. Veja a altura do pedal e a eficiência do freio de mão.

Luzes do painel

Se houver alguma luz acesa no painel, é fundamental conferir o que está acontecendo. Em especial se for alguma indicação de óleo ou de injeção eletrônica.

Sistema elétrico

Confira se todas as luzes estão acendendo, se a regulagem dos faróis está adequada e se as setas funcionam.

Alinhamento e balanceamento

Ambos são fundamentais para garantir a estabilidade do carro, além de promover a melhor dirigibilidade e um maior conforto na hora de dirigir.

Deixar de fazer a revisão do carro antes de viajar é colocar a própria segurança em risco. Então, já coloque no seu cronograma e planeje o orçamento para que você não tenha nenhuma dor de cabeça durante as suas férias e possa guardar apenas boas lembranças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
19/07/2024 @ 17:15
magnifiercross