+55 11 99998-6075

Como manter o seu banco de couro protegido?

Última atualização em:
21/06/2024

Manter o banco de couro protegido é mais simples do que parece. Você só precisa ter atenção à higienização dele para evitar o acúmulo de sujeira e a formação de manchas. Escolha sempre produtos específicos para couro, faça uma boa hidratação e evite a exposição solar.

A imagem mostra o interior de um carro com bancos de couro marrom com detalhes.

O couro é um material muito resistente e com uma ampla durabilidade, mas que também precisa de cuidados. Afinal, as agressões que sofre tendem a prejudicar a aparência e encurtar a vida útil. Sendo assim, é fundamental adotar alguns cuidados para manter o banco de couro protegido.

O uso no dia a dia tende a causar uma série de agressões, afetando de forma significativa a aparência do material e levando a danos que podem ser irreversíveis. Mas não se preocupe porque manter o banco de couro protegido não é uma tarefa complicada e nós preparamos este conteúdo para trazer algumas dicas para você.

Continue lendo e veja como garantir a estética e continuar usufruindo de todo o conforto e sofisticação que os bancos de couro trazem para os veículos.

Mantenha a limpeza do material 

Para manter o banco de couro protegido, a primeira medida que você deve adotar é garantir a limpeza dele. Manter a higienização em dia é essencial para que sujeiras e resíduos não fiquem acumulados, causando ressecamento, manchas e outros problemas.

O aspirador de pó é um grande aliado para eliminar a sujeira superficial. Depois você pode utilizar uma solução com água e sabão neutro para aplicar com um pano úmido. Uma esponja macia ajuda na eliminação da sujeira mais profunda.

Evite produtos de limpeza comuns ou agressivos

Para manter o banco de couro protegido, também é preciso ter atenção aos tipos de produto que são utilizados para fazer a limpeza e higienização dele. Tenha bastante atenção com os itens abrasivos, por exemplo, uma esponja que cause muito atrito ou saponáceos.

Também evite o uso de produtos à base de álcool, de querosene ou os removedores. Isso porque eles ressecam o couro, causam rachaduras e desgastes. O ideal para fazer a limpeza simples, como você viu, é usar o sabão neutro, e para os demais cuidados, prefira sempre aquilo que for específico para couro.

Faça a hidratação

Se o couro não for hidratado periodicamente ele tende a ficar ressecado. Com isso, desbota e surgem as rachaduras. É importante aplicar um produto hidratante específico para couro. Ele vai renovar o couro, promover maciez e prolongar a vida útil, além de restaurar a aparência.

Geralmente, a hidratação é feita a cada três meses, como dito, utilizando um produto específico para isso. Existem pessoas que fazem a aplicação de produtos de silicone, aqueles que são indicados para as partes plásticas dos automóveis. Essa não é a melhor alternativa.

Há também aqueles que se enganam acreditando que se o banco de couro está brilhando significa que ele está bem cuidado, mas não é assim. O brilho indica que o couro não está sendo cuidado da maneira correta. 

O ideal é que tenha uma aparência fosca, e isso não significa que ele está desidratado. Daí a necessidade de usar um produto específico, que vai hidratar do jeito certo, sem deixar o material pegajoso ou oleoso e nem favorecer o acúmulo de mais sujeira.

Evite a radiação solar

Também é muito importante manter o banco de couro protegido da ação do sol. Isso porque a radiação pode levar à descoloração e causar o ressecamento. Sendo assim, é importante evitar que o carro permaneça em exposição prolongada, dando preferência para estacionar à sombra.

Quando não for possível, você pode adotar outras medidas simples, como os vidros escurecidos ou as cortinas. Assim, a radiação não vai atingir de forma direta o material.

Você não precisa de grandes manobras para manter o banco de couro protegido. Basta se lembrar que esse material requer alguns cuidados específicos, principalmente quando se trata da aplicação de produtos. Então, sempre dê preferência para marcas de boa qualidade e somente o que foi desenvolvido para o couro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross