+55 11 99998-6075

Lavagem a Seco de Carro: Mitos e Verdades

Última atualização em:
21/06/2024

A lavagem a seco de carro é uma técnica que utiliza produtos especiais e uma quantidade mínima de água para fazer a higienização do veículo. É um método sustentável, ecológico e prático, que limpa de uma forma segura, eficiente e com um excelente acabamento.

A imagem mostra duas mãos usando luvar pretas segurando a ponta de extrator enquanto passa na parte de trás do banco de um carro.

A lavagem a seco de carro é uma técnica de higienização que apresenta diferentes aspectos vantajosos. Um deles é o fato de ela ser mais ecológica em função da economia de água. Além de ser bastante prática e poder ser realizada em praticamente qualquer lugar.

Mas como estamos habituados àquela limpeza bem caprichada, que gasta litros e mais litros de água, muita gente acaba “olhando torto” para essa técnica. Será que ela realmente funciona? Poderia causar algum tipo de dano para o carro? É mesmo uma técnica ecológica?

Para responder a essas e outras perguntas, preparamos este artigo com o objetivo de esclarecer alguns mitos e verdades sobre a lavagem a seco de carro. Confira!

A lavagem de carro a seco não precisa de água

Mito. Apesar do nome, esse tipo de lavagem não é feita 100% a seco. Na verdade, é preciso utilizar um pouco de água durante o processo para remover as impurezas, mas geralmente o consumo é de 1 a 2 litros. Considerando o tamanho de um automóvel, é praticamente seca, mesmo!

Esse tipo de lavagem risca a pintura

Mito. O fato de não usar muita água não significa que a lavagem a seco de carro pode riscar a pintura. Afinal, tudo vai depender dos produtos que são utilizados e da técnica empregada.

O mesmo que acontece no caso da lavagem convencional. Ainda que se use bastante água para lavar o carro, se isso não for feito do jeito certo, vão aparecer riscos na pintura. Portanto, o problema não está no tipo de lavagem, mas na maneira como ela é feita.

A lavagem a seco de carro é mais ecológica

Verdade. Você viu que é preciso usar um pouco de água para fazer a limpeza, mas é uma quantidade bem menor em comparação com as técnicas convencionais, que precisam de centenas de litros de água (geralmente, de 300 a 500 litros). Por isso, é de fato um método mais sustentável, que economiza recursos naturais, gera menos resíduos e poluição.

A lavagem a seco precisa ser feita com produtos especiais

Verdade. O ideal é que você escolha produtos específicos para fazer a lavagem a seco, por exemplo, um flotador, um shampoo à base de cera de carnaúba, toalhas de microfibra com no mínimo 300 g/m². Além de um borrifador para espalhar o produto e um pincel para limpeza de áreas menores.

Ou seja, você não vai utilizar aquele shampoo de lavagem convencional, nem tão pouco os esfregões ou as esponjas que usa para lavar com bastante água.

É possível fazer a lavagem a seco em qualquer situação

Mito. Nem sempre a lavagem a seco de carro é a melhor escolha. Isso porque se o veículo estiver com sujeira extrema, por exemplo, uma camada de barro muito densa, essa técnica não vai funcionar

A lavagem a seco é uma boa alternativa para o carro que ficou muito tempo parado na garagem e empoeirou, ou para quando você pegou uma estrada de terra. Enfim, para fazer uma limpeza mais leve.

A lavagem a seco tem um acabamento superior 

Verdade. Isso acontece porque quando fazemos a lavagem a seco é possível acessar algumas áreas que, geralmente, não são higienizadas na lavagem convencional. É o caso da parte interna do veículo.

Além disso, quando molhamos o carro, às vezes fica difícil enxergar alguns detalhes que vão aparecer somente depois que ele secar de novo. Então, se você fizer essa higienização a seco, poderá dar uma atenção maior para essas áreas que estão com alguma sujeira acumulada.

Por tudo isso, não se preocupe. Você pode fazer a lavagem a seco de carro que ela vai deixar o seu veículo limpo sem causar nenhum tipo de dano para ele. Além do fato de ser uma alternativa sustentável. Porém, não se esqueça de que nem sempre essa é uma boa escolha. Então, preze pelo bom senso ao escolher a técnica ideal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross