O Volkswagen Polo é um veículo lançado originalmente em 1975, sendo um grande sucesso no mercado automotivo alemão. Ao longo do tempo, novas versões foram surgindo e no Brasil ele continua sendo um dos mais aclamados, tornando-se líder de vendas.
Quer saber mais sobre a história do VW Polo e suas versões até os dias atuais? Acompanhe os detalhes no post a seguir!
A primeira geração do Volkswagen Polo nasceu como Audi, compartilhando a mesma base. Não se tratava de um novo veículo, mas sim de uma reestilização e mudança de logotipos. Foram cerca de 500 mil carros vendidos na época.
O VW Polo era um subcompacto de 3,50 metros de comprimento e 2,33 m de entre-eixos. Um motor de quatro cilindros refrigerado e 40 cv. Caso o motorista quisesse um desempenho melhor, teria que mudar para 1.0 de 50 cv.
Já em 1981, o modelo passou por pequenas reformulações. Bem parecido ao original, o novo Polo tinha 3,66 metros, com o mesmo entre-eixo anterior. Essa geração foi a primeira a oferecer dois formatos de carroceria, que se diferenciavam pela traseira.
O tempo passou e no ano de 1994 surgiu a terceira geração, sobre arquitetura da terceira linhagem do Golf e com novos contornos. Desta vez, o Polo ganhou um visual mais sofisticado.
Nessa época, o modelo apresentava até 1.2 de entrada e 45 e 55 cv. Para aqueles que desejavam economia, pela primeira vez era possível optar pelo turbodiesel 1.9, que entregava até 90 cv.
A quarta geração surgiu em meados dos anos 2000, tendo novamente os faróis redondos dos modelos anteriores. O modelo apresentava 2,46 m de entre-eixos, algo que o transformou em um hatch confortável para adultos mais altos.
Essa geração também foi a primeira a ser fabricada no Brasil, introduzindo importantes inovações da marca no país, como por exemplo, uma nova plataforma "PQ-24", que em seguida deu origem aos modelos como Fox e novas gerações do Gol.
A partir de 2005, o Polo passou a ter um motor 1.6 Flex, aproveitando o que era utilizado pelo Fox. A partir daí, os modelos se desfizeram da direção eletro-hidráulica, para ficarem apenas com a hidráulica.
Anos mais tarde, em 2017, foi lançada uma nova versão do Volkswagen Polo com poucas diferenças do modelo europeu e fabricado sobre a plataforma MQB A0.
Com o visual atualizado, o Polo 2023 chegou ao mercado com diversas novidades, começando pela tecnologia e motores mais eficientes. Além do painel digital e configurável. A atual linha Volkswagen Polo está disponível no mercado nas versões:
E pelo terceiro mês consecutivo, é o veículo mais vendido no Brasil, conquistando recordes de vendas em um único mês, com 16.471 unidades vendidas em julho.
Gostou de conhecer os detalhes do VW Polo? Deixe um comentário e compartilhe!