+55 11 99998-6075

Multas de trânsito nunca mais! Confira 5 dicas para evitá-las

Última atualização em:
03/06/2024

Quem trabalha como motorista ou costuma viajar de carro com a família sabe como é frustrante receber multas de trânsito, principalmente por ser um gasto desnecessário que poderia ter sido evitado.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a evitar essa dor de cabeça e estar mais atento ao pegar a estrada. Acompanhe o post a seguir!

Classificação das multas de trânsito

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), existem até quatro tipos de multas de trânsito, sendo leves, médias, graves e gravíssimas

Essa classificação dependerá dos riscos oferecidos ao infrator e para as pessoas que estiverem em circulação na mesma via. 

Muitos condutores se revoltam após a aplicação da multa. Mas, é importante lembrar que a legislação trabalha em função da proteção e segurança de todos

Além disso, mesmo com a fiscalização e as multas, ainda existem casos de desrespeito e imprudência às leis de trânsito, que provocam diversos acidentes, colocando vidas em risco. Por isso, saber evitar uma infração, independente do grau, é muito importante.

5 dicas para não receber multas de trânsito 

Conforme dissemos, as multas de trânsito não são nada agradáveis. Isso porque causam diversos prejuízos para o bolso, podendo fazer com que você perca pontos em sua CNH. Para evitar que isso aconteça, confira abaixo 5 dicas! 

Conheça as leis de trânsito

Cumprir a legislação, isto é, não cometer nenhuma infração ao dirigir, é a melhor forma de evitar uma multa. Mas, quando você não conhece muito bem as leis de trânsito, essa situação pode te pegar desprevenido.

Assim sendo, estar por dentro das leis, conhecer os limites de velocidade da sua região, padrões de sinalização, entre outros, é o primeiro passo para não receber as temidas multas. 

Não transitar em locais indevidos

Circular em vias públicas que apresentam restrições de acesso é um erro muito comum entre os motoristas e que deve ser evitado. 

Esse tipo de infração rende uma multa de aproximadamente R$ 130,16 e a perda de quatro pontos na carteira. 

Fique atento aos limites de velocidade

Outra causa de multas de trânsito é o excesso de velocidade. Desta forma, então, é importante estar atento aos limites impostos por cada via. Lembre-se que sempre haverão placas para sinalizar essa informação e devem ser respeitadas as velocidades estabelecidas.

Procure não usar o celular 

Apesar de ser indispensável, o uso do celular no volante não é nada recomendado, sendo uma das infrações mais graves e muito perigosas

Por isso, o ideal é deixar o aparelho de lado enquanto estiver dirigindo ou se for necessário, parar o veículo para responder mensagens ou atender ligações.

Mantenha os documentos em dia

Quando pensamos em multas, associamos aos radares espalhados pela cidade, certo? Porém, também é possível que seu carro seja parado em um blitz e nesse caso, se você não estiver com a CNH e o licenciamento em dia, poderá ser penalizado e até mesmo ter o veículo apreendido.

Seguindo as dicas acima, você estará protegendo seu bolso, sua carteira e o mais importante: sua vida e de outras pessoas. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
03/06/2024 @ 10:06
magnifiercross