+55 11 99998-6075

Seu carro está consumindo muito Combustível? Saiba o que fazer para evitar

Última atualização em:
21/06/2024

Se você passou a frequentar o posto de gasolina mais vezes e reparou que outros veículos estão com o consumo dentro da média, é um sinal de que o seu carro está consumindo muito combustível. 

Mas por que isso acontece e o que deve ser feito para evitar o abastecimento com tanta frequência? Vamos responder essas questões no post de hoje. Acompanhe!

Fatores que fazem o carro gastar mais combustível 

São vários os fatores que levam um automóvel a gastar muito combustível. E pode acreditar: alguns detalhes como o ano, a versão e o modelo do veículo também influenciam de alguma forma. 

Porém, também existem alguns hábitos que fazem com que isso aconteça. Abaixo, vamos destacar os principais.

Trajetos mais curtos

Geralmente, os trajetos mais curtos, com um percurso de 5km, arrancadas e paradas, exigem um pouco mais do motor. 

Um exemplo é quando você precisar ir diversas vezes em um lugar específico e fica buscando, por um longo tempo, um estacionamento. Isso também custa algumas gotas de combustível. 

Dirigir com vidros abertos 

Quando o ar-condicionado está ligado, as chances de gastar combustível são maiores. Mas, isso também acontece com os vidros abertos, principalmente na estrada, uma vez que ocorre um atrito com o ar e isso exige mais do motor.   

Deixar o ar-condicionado no máximo

Como dissemos, o ar-condicionado está entre os itens que podem fazer com que o carro perca combustível rapidamente, ainda mais quando é ligado em modo turbo e com o interior do carro fechado.  

Na maioria das vezes, ligamos o ar como uma forma de amenizar o calor, porém, isso não é o mais indicado. 

Pneus descalibrados

É muito comum os condutores deixarem de calibrar os pneus antes de uma viagem. Mas, é importante considerar que os pneus com uma calibragem abaixo do recomendado, acabam exercendo uma resistência grande e rolam na pista.

Assim sendo, é exigida uma força maior para se movimentar, fazendo com que o carro gaste mais combustível. 

O que fazer para evitar o gasto de combustível?

Agora que você já sabe o que pode fazer o seu carro gastar muito combustível, vamos para as dicas que podem te ajudar a evitar esse problema.

Primeiro, é importante revisar os pneus e rodas do veículo, que devem estar sempre calibrados. Se possível, você deve seguir as recomendações do fabricante. 

Com relação ao motor, o filtro de ar, que tem como função eliminar a sujeira aspirada, precisa ser checado, pelo menos, a cada 10 mil quilômetros

Isso porque, se forem notados muitos resíduos, esse item pode não funcionar corretamente e gerar um consumo elevado de combustível.

Outros componentes que precisam ser avaliados para evitar um gasto maior, são: 

  • Filtro de combustível;
  • Velas de ignição;
  • Sistema de arrefecimento;
  • Escapamento;
  • Óleo do motor.

Daí a importância de realizar a manutenção preventiva e verificar as condições dos pneus antes de pegar a estrada.

Praticando as dicas acima, o seu bolso não terá prejuízos! Ficou com outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross