+55 11 99998-6075

Existe alguma diferença entre Câmbio automático e manual? 

Última atualização em:
03/06/2024

O câmbio é um dos componentes mais importantes de um veículo. Também conhecido como transmissão, ele é responsável por passar a força que o motor do carro produz, para as rodas. São dois tipos de câmbio, sendo eles o câmbio automático e manual.

Mas, existem diferenças entre ambos? Quer saber mais detalhes e entender um pouco melhor sobre o assunto? Continue nos acompanhando!

Câmbio automático: como funciona? 

Basicamente, o câmbio automático apresenta alguns componentes projetados para sua funcionalidade. Esse é um sistema que conta com dispositivos hidráulicos e um módulo eletrônico, que entram no lugar das peças de transmissão tradicionais.

Existe um conversor de torque onde fica a embreagem e a troca de marchas ocorre de acordo com os critérios apresentados pelo próprio sistema. A conversão do torque é o que faz a conexão entre câmbio e motor. 

Toda essa rotação é feita através do óleo, no momento em que o motor está em giro. Isso porque ele está em baixa pressão e desta forma é possível que o carro fique parado, com leve pressão no freio. 

Assim sendo, todos esses fatores garantem uma direção mais confortável e trocas de marchas com suavidade, dando mais liberdade ao condutor.

Manutenção preventiva do câmbio automático

Para garantir que o câmbio automático tenha um bom funcionamento, alguns cuidados preventivos são essenciais.  

Um deles é a verificação do sistema de refrigeração, bem como a troca do fluído de transmissão. 

Além disso, também deve-se considerar o tempo para a troca de marchas, que é mais longo, então o consumo de combustível tende a ser levemente alto

E o câmbio manual? 

Por sua vez, o câmbio manual conta com uma caixa de marchas e um determinado número de velocidades que variam de 5 à frente e 1 de ré. 

Essa seleção de marchas é realizada de forma manual, depois que o pedal da embreagem é acionado, permitindo a troca suave e desconectando o motor do câmbio.

Outra característica do câmbio manual é que as marchas são engatadas através de engrenagens deslocadas pelo movimento da alavanca do interior do veículo. Sem essas marchas, seria mais restrito o uso do motor e o consumo de combustível.

Vale lembrar que esse tipo de marcha exige um pouco mais do motorista, sendo mais cansativo. E o uso incorreto pode até mesmo prejudicar o motor e queimar a embreagem. 

Por isso, é um tipo de câmbio muito recomendado para quem mora em locais onde não existe muito congestionamento. 

E para finalizar, podemos dizer que os veículos com esse sistema representam uma boa parte dos modelos em circulação. 

Agora conte-nos se você já conhecia essas diferenças e qual dos dois câmbios faz parte do seu automóvel: câmbio automático ou manual? Deixe um comentário abaixo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
03/06/2024 @ 10:06
magnifiercross