+55 11 99998-6075

Carro elétrico ou híbrido: você sabe qual o mais vantajoso?

Última atualização em:
03/06/2024

O mercado automotivo está sempre evoluindo e inovando. Nos últimos tempos, a indústria voltou o seu foco para a produção de veículos nocivos à natureza e menos poluentes, sendo eles o carro elétrico e o híbrido. 

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre ambos os veículos. Continue nos acompanhando para saber mais detalhes e descubra qual o mais vantajoso!

Características do carro elétrico

Assim como o nome sugere, o carro elétrico é movido somente por eletricidade. Isso significa que ele depende da energia que é armazenada na bateria para que funcione.

Esse tipo de carro é caracterizado como um dos mais modernos da indústria automotiva e conforme dissemos, funciona por meio de energia armazenada, que em geral é produzida de íons de lítio. 

Para abastecer o veículo, deve ser conectado um cabo e levá-lo a uma tomada de 110v. Os modelos elétricos chegam a rodar de 300 a 400 km antes de sua recarga. 

Quais os principais tipos de carros elétricos?

Uma boa parte dos veículos que utilizam exclusivamente a eletricidade é do tipo Battery Electric Vehicle (BEV). Entre os principais tipos de carros elétricos, podemos destacar:

  • Chevrolet Bolt;
  • Audi e-tron;
  • JAC iEV40;
  • Renault Zoe;
  • Chery Arrizo 5e.

E o carro híbrido, como funciona?

Por sua vez, o carro híbrido funciona com dois tipos de motores diferentes: um elétrico e o outro a combustão, assim como nos veículos convencionais. 

Basicamente, esse modelo funciona por meio de uma central eletrônica, responsável por acionar o motor que será usado para tracionar as rodas. 

Dependendo das condições de uso, o carro híbrido pode rodar apenas com a eletricidade, para haver economia de combustível, somente com o motor de combustão e se o objetivo for gerar mais potência, ele pode funcionar com ambos. 

Principais tipos de carros híbridos

Mesmo sendo um carro que combina a propulsão elétrica com a combustão, existem duas concepções diferentes para o mesmo. A mais comum é o Hybrid Electric Vehicle (HEV) que são os modelos Prius, Toyota Corolla Hybrid e o Toyota Corolla Cross Hybrid.  

Outros exemplos que podemos citar são Plug-in Hybrid Vehicle (PHEV), semelhante aos modelos HEV, Volkswagen Golf GTE e Volvo XC60 T8 Hybrid.

Qual o mais vantajoso: elétrico ou híbrido? 

Pensando na parte financeira, ambos os modelos possuem suas características e oferecem vantagens. No caso do veículo híbrido, sua vantagem é o motor à combustão que ajuda na carga das baterias.

Além disso, a manutenção de um carro híbrido é bem semelhante à de um veículo comum e quem dirige esse tipo de carro percebe que ele possui um desempenho melhor, principalmente em congestionamento.

No caso do carro elétrico, ele não depende de combustão e é considerado um modelo sustentável. Ao pensar no valor da gasolina, também representa a economia de combustível a longo prazo. 

Mas, aqui no Brasil, infelizmente ele continua sendo muito caro e o país não possui infraestrutura adequada para popularizar esse tipo de veículo. 

Como vimos, ambos possuem suas vantagens, mas o carro híbrido ainda está mais à frente, justamente por já ser um carro com modelos vendidos no Brasil.

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
03/06/2024 @ 10:06
magnifiercross