+55 11 99998-6075

Qual a melhor forma de economizar combustível? Confira 5 dicas!

Última atualização em:
03/06/2024

O valor dos combustíveis sempre sofre algum ajuste, prejudicando o bolso dos motoristas que precisam abastecer com uma frequência maior. O lado bom é que sim, é possível economizar combustível e evitar dores de cabeça.

a imagem ilustra um marcador de nível de gasolina

E como isso pode ser feito? Responderemos essa pergunta no post de hoje. Confira mais detalhes e 5 ótimas dicas!

Por que é importante economizar combustível?

Podemos dizer que a economia de combustível não reduz apenas os custos. É uma ação que contribui para a conservação de recursos não renováveis, como o petróleo, amenizando também a emissão de gases de efeito estufa.

Os condutores também desempenham um papel fundamental. Isto porque, para economizar combustível, existem algumas ações que podem ser efetuadas, como por exemplo, o uso e manutenção adequados do ar-condicionado do veículo, entre várias outras.  

O que fazer para economizar combustível? 

Existem algumas formas de economizar combustível, seja para reduzir os custos de abastecimento ou minimizar os impactos ao meio ambiente. Destacamos abaixo 5 dicas importantes:

1 - Manutenção regular do veículo

O veículo deve ser mantido em boas condições de funcionamento. Portanto, é necessário que ele passe pela manutenção regular, para verificar se os filtros de ar e combustível estão limpos, se os pneus estão devidamente calibrados e se não há nenhum problema com o motor.

2 - Abastecer em um posto de confiança

Não é indicado abastecer em postos que oferecem combustível com um valor muito abaixo da média de mercado, pois existem chances de ser adulterado, prejudicando o consumo, ou seja, acabando rápido e tornando necessário o reabastecimento com mais frequência.

3 - Dirigir de maneira correta

O condutor deve evitar acelerações e frenagens bruscas. Acelerar rapidamente consome mais combustível, assim como frear de maneira abrupta. 

O correto, então, é manter uma velocidade constante e utilizar o freio-motor sempre que possível, especialmente em descidas. 

4 - Reduzir o peso do veículo

Objetos desnecessários devem ser retirados do carro, pois o peso adicional aumenta o consumo de combustível. Transportar carga no teto do veículo cria resistência aerodinâmica, impactando negativamente na eficiência do combustível. 

5 - Desligar o motor em paradas longas

Quando estiver parado por um período significativo, como em um congestionamento, o motor deve ser desligado. Deixar o veículo em marcha lenta consome mais combustível do que reiniciar o motor. Atualmente, alguns veículos já permitem essa prática.

Conte-nos se você já adotou alguma dessas dicas ou se possui outras dúvidas sobre o assunto. Comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
03/06/2024 @ 10:06
magnifiercross