+55 11 99998-6075

5 dicas para viajar com segurança e evitar problemas na estrada

Última atualização em:
03/06/2024

Toda viagem é uma experiência enriquecedora e não há nada como garantir um trajeto tranquilo e sem contratempos para todos. Mas, o que deve ser feito para viajar com segurança? 

a imagem ilustra uma família dentro de um carro

Falaremos sobre este assunto no post de hoje. Continue acompanhando os detalhes e confira 5 dicas que podem te ajudar nessa missão! 

Principais erros cometidos antes de viajar

Cometer erros antes de uma viagem de carro pode resultar em situações desconfortáveis, atrasos indesejados ou até mesmo em problemas de segurança

Ignorar a manutenção preventiva do veículo é um erro bastante comum, como dar uma olhada nos freios, óleo, pneus e luzes. Quando o nível de combustível não é verificado antes de sair, também pode provocar alguns transtornos. 

Andar com o veículo além da capacidade recomendada é outro erro que pode afetar o desempenho. 

Outro ponto de atenção é a meteorologia. Muitos condutores se esquecem de verificar a previsão do tempo, algo que resulta, muitas vezes, em dificuldades na estrada, enfrentando chuvas fortes.    

Como evitar problemas na estrada? 

Viajar é sempre bom, não é mesmo? Mas viajar com segurança é ainda melhor! Por isso, antes de pegar a estrada, é fundamental realizar uma série de verificações e se planejar adequadamente para garantir um trajeto tranquilo. 

Abaixo, separamos 5 dicas importantes para evitar problemas na estrada durante a viagem e não ocorrer nenhum imprevisto:

1 - Manutenção do veículo 

Antes de iniciar sua viagem, certifique-se de que o veículo está em perfeito estado de funcionamento

Se possível, faça uma revisão completa em uma oficina de confiança. Desta forma, você diminuirá significativamente os riscos de problemas mecânicos.  

2 - Verifique os freios 

A verificação do estado dos freios faz parte da manutenção preventiva, mas além da revisão básica, que inclui o desgaste da pastilha, deve-se analisar a validade do fluido do sistema, entre outros elementos. 

Lembre-se que o freio é um componente fundamental para evitar acidentes e escapar de batidas, obstáculos e demais problemas.

3 - Analise os pneus

É comum que os pneus sejam esquecidos antes de pegar a estrada. Na maioria das vezes, os motoristas percorrem o trajeto com um pneu furado

Assim sendo, o ideal é analisar ambos os pneus e verificar se existe ou não algum desgaste. Caso um deles esteja muito próximo de 1,6mm (o mínimo permitido), é indicada a substituição

4 - Planejamento da rota

Planejar a rota com antecedência é essencial para evitar surpresas desagradáveis. Utilize aplicativos de navegação confiáveis para obter informações sobre o trânsito, obras nas vias e possíveis desvios. 

Além disso, tenha em mente os postos de combustível ao longo do caminho, para não correr o risco de ficar parado na estrada.

5 - Documentação em ordem

Certifique-se de que todos os documentos do veículo, como licenciamento e seguro, estejam em dia. Outra recomendação é ter sempre a CNH atualizada e documentos pessoais na carteira

Ter a documentação em ordem não apenas evita os transtornos legais, mas também facilita qualquer assistência que possa ser necessária durante a viagem.

Ao seguir essas dicas, você pode viajar com segurança e minimizar os riscos na estrada, realizando um trajeto tranquilo.

Gostou do conteúdo? Comente abaixo em caso de outras dúvidas e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
03/06/2024 @ 10:06
magnifiercross