+55 11 99998-6075

Por que é importante calibrar os pneus do meu Carro?

Última atualização em:
21/06/2024

Você sabia que calibrar os pneus é um dos cuidados mais importantes que você deve ter com o seu veículo, por uma série de motivos?

Vamos explicar melhor no post de hoje. Continue nos acompanhando para entender a importância da calibragem dos pneus!

Afinal, qual a importância da Calibragem dos pneus?

Podemos dizer que a calibragem dos pneus é fundamental para garantir a segurança do condutor e demais ocupantes do automóvel. Isso porque ela possui a função de regular a pressão do ar de cada um dos pneus, o que ajudará a evitar acidentes.

Mas além da segurança, existem outros fatores que tornam esse cuidado ainda mais importante, como por exemplo:

Vida útil maior para o pneu 

A pressão é uma das coisas que mais pode impactar na vida útil dos pneus, uma vez que, quando estão muito cheios ou vazios, o conjunto de suspensão passa a ser mais exigido. 

Com isso, eles começam a ser prejudicados e se tornam sensíveis à lombadas, buracos, valetas, entre outros.

Ao longo do tempo, o desgaste dos pneus se torna ainda mais evidente com a perda irregular da borracha e os danos na banda de rodagem. 

Economia do combustível

Um pneu descalibrado pode aumentar em 15% ou até mais o consumo do combustível do veículo, fazendo crescer também os gastos do condutor, principalmente se for um carro que circula em rodovias ou com muitos passageiros. 

Redução da Emissão de poluentes

Dependendo do modelo do automóvel, o aumento do consumo de combustível que ocorre, na maioria das vezes, quando o pneu está descalibrado, leva à produção e emissão de gases que poluem a natureza. 

Portanto, ao calibrar os pneus, a redução de poluentes ao meio ambiente será praticamente garantida. 

Como funciona a Calibragem dos pneus?

Antes de calibrar os pneus, é necessário saber quantas libras serão suficientes para enchê-lo. Geralmente, essa informação é encontrada nos manuais do fabricante ou em algum lugar no próprio veículo. 

Assim sendo, basta confirmar a pressão do pneu do seu carro, ajustar no calibrador com o número correto, inserir a mangueira no encaixe do pneu e encher até que a máquina de calibrar sinalize que já finalizou o processo.

Vale lembrar que a pressão pode ser diferente para cada veículo, então é muito importante saber quando o seu carro está com a carga máxima ou a mínima. 

Qual a frequência ideal para a Calibragem dos pneus? 

Para evitar a troca precoce e gastos maiores, o ideal é calibrar os pneus toda semana ou em até 15 dias. Também é necessário observar se eles não apresentam um aspecto murcho, pois se esse for o caso, será necessário calibrar imediatamente.  

Agora que você já sabe a importância de calibrar os pneus, conte-nos se já teve algum problema por não realizar a calibragem na frequência correta.  

Deixe um comentário abaixo e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross