Você sabia que calibrar os pneus é um dos cuidados mais importantes que você deve ter com o seu veículo, por uma série de motivos?
Vamos explicar melhor no post de hoje. Continue nos acompanhando para entender a importância da calibragem dos pneus!
Podemos dizer que a calibragem dos pneus é fundamental para garantir a segurança do condutor e demais ocupantes do automóvel. Isso porque ela possui a função de regular a pressão do ar de cada um dos pneus, o que ajudará a evitar acidentes.
Mas além da segurança, existem outros fatores que tornam esse cuidado ainda mais importante, como por exemplo:
A pressão é uma das coisas que mais pode impactar na vida útil dos pneus, uma vez que, quando estão muito cheios ou vazios, o conjunto de suspensão passa a ser mais exigido.
Com isso, eles começam a ser prejudicados e se tornam sensíveis à lombadas, buracos, valetas, entre outros.
Ao longo do tempo, o desgaste dos pneus se torna ainda mais evidente com a perda irregular da borracha e os danos na banda de rodagem.
Um pneu descalibrado pode aumentar em 15% ou até mais o consumo do combustível do veículo, fazendo crescer também os gastos do condutor, principalmente se for um carro que circula em rodovias ou com muitos passageiros.
Dependendo do modelo do automóvel, o aumento do consumo de combustível que ocorre, na maioria das vezes, quando o pneu está descalibrado, leva à produção e emissão de gases que poluem a natureza.
Portanto, ao calibrar os pneus, a redução de poluentes ao meio ambiente será praticamente garantida.
Antes de calibrar os pneus, é necessário saber quantas libras serão suficientes para enchê-lo. Geralmente, essa informação é encontrada nos manuais do fabricante ou em algum lugar no próprio veículo.
Assim sendo, basta confirmar a pressão do pneu do seu carro, ajustar no calibrador com o número correto, inserir a mangueira no encaixe do pneu e encher até que a máquina de calibrar sinalize que já finalizou o processo.
Vale lembrar que a pressão pode ser diferente para cada veículo, então é muito importante saber quando o seu carro está com a carga máxima ou a mínima.
Para evitar a troca precoce e gastos maiores, o ideal é calibrar os pneus toda semana ou em até 15 dias. Também é necessário observar se eles não apresentam um aspecto murcho, pois se esse for o caso, será necessário calibrar imediatamente.
Agora que você já sabe a importância de calibrar os pneus, conte-nos se já teve algum problema por não realizar a calibragem na frequência correta.
Deixe um comentário abaixo e compartilhe!