A palheta do limpador de para-brisas é um dos itens mais importantes de um automóvel, pois promove a segurança durante as viagens. O problema é que, esse item precisa de manutenção e muitas vezes, só lembramos disso em épocas de chuva.
No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre este assunto e você vai descobrir a importância da substituição das palhetas no tempo certo. Acompanhe a matéria feita pela equipe do Autoesporte sobre palhetas!
A falta de chuva faz com que o tempo fique mais seco, e é justamente em épocas como essa que esquecemos das palhetas do nosso automóvel. Isto porque, na maioria das vezes, só lembramos da sua existência quando precisamos viajar em dias de chuva.
Desta forma, então, quando paramos para verificá-las já é tarde demais: elas estão desgastadas e com a borracha deteriorada, algo que também acontece quando o carro fica muito tempo parado na garagem.
Por isso, é fundamental realizar a troca da palheta do limpador de para-brisas, independente do clima, ou seja, você não precisa esperar pela chuva para trocá-la. As palhetas são itens de segurança que precisam de manutenção frequente.
Faça chuva ou faça Sol, também é importante que as borrachas estejam hidratadas. Para isso, você pode acionar ao menos 1 vez por semana o esguicho, pois o contato da água com a borracha dará mais flexibilidade ao material, aumentando sua vida útil.
Faça o teste, ligue o limpador de para-brisas e comece a observar. Se aparecer filetes ou algumas partes embaçadas, é sinal de que precisa trocar a palheta, porque ela pode piorar ainda mais.
Os filetes, por exemplo, tendem a aumentar e não a desaparecer, devido ao desgaste da lâmina, que cria micro fissuras no lábio da borracha. Então, o para-brisas fica com essas manchas de sujeira, porque a lâmina não tem mais sustentação para limpar.
Isso será bastante perigoso, principalmente se você estiver viajando à noite e vier um carro na direção oposta com farol alto, ele acaba ofuscando a visão, por conta do reflexo nesses filetes.
As palhetas mais comuns são as convencionais, com arcos metálicos. Existem também as Flat Blade, com uma curvatura que distribui uniformemente a pressão na borracha e ficam menos aparentes.
Quando a palheta convencional é colocada no veículo, por conta desses arcos metálicos, ela ocupa muito mais espaço do que os outros tipos de palhetas.
Ainda tem as palhetas híbridas, que são uma mistura da convencional com a Flat Blade, com capas termoplásticas por cima de um perfil metálico.
Esses tipos de palhetas são intercambiáveis e podem ser usados em 90% dos carros atuais.
Na verdade, não existe diferença na performance. O que as diferencia é o preço e o sistema original do veículo.
A tendência é a migração, ou seja, quem possui uma palheta convencional no carro acaba migrando para a flat blade.
Produtos cristalizadores de para brisas podem danificar a lâmina do limpador. Então, antes da substituição, é recomendada a limpeza do vidro com uma esponja de lavar louças comum, de preferência a parte amarela com detergente neutro.
O reservatório de água do limpador também precisa de atenção. Você deve tomar cuidado com o que coloca dentro dele.
Evite produtos à base de álcool e querosene, que podem prejudicar a borracha e encurtar sua vida útil de 1 ano para 4 meses.
E você, com que frequência realiza a troca das palhetas do seu carro? Deixe um comentário. Para entender melhor, assista a matéria completa feita pelo Auto Esporte.