+55 11 99998-6075

O que pode afetar o ar-condicionado do seu veículo? Como solucionar?

Última atualização em:
03/06/2024

O ar-condicionado do seu veículo já parou de funcionar e você não soube o motivo? Saiba que isso nunca acontece do nada. Assim como as demais peças do automóvel, também existem problemas que podem afetar o seu funcionamento.  

Trouxemos esse assunto no post de hoje! Continue nos acompanhando para entender o que pode impedir que o ar-condicionado funcione da maneira correta.   

Como funciona o ar-condicionado em um veículo?

A principal função do ar-condicionado em um veículo é oferecer conforto térmico para os passageiros durante as viagens, permitindo andar com os vidros fechados pelos grandes centros urbanos. 

Basicamente, o funcionamento do ar-condicionado ocorre por conta de uma central elétrica que atua em boas condições. A mesma é responsável por acoplar a embreagem do ar-condicionado.

Além disso, as mangueiras, conectores e tubos também são muito importantes para que o ar funcione normalmente.

Quais os problemas mais comuns do ar-condicionado do veículo?

Existem alguns sinais que indicam que o ar-condicionado do seu veículo não está funcionando como deveria. Então, para que você fique atento, trouxemos os problemas mais comuns e vamos explicá-los abaixo!

Falhas no compressor

Geralmente, quando isso acontece, o ar para de resfriar e muitas vezes, é necessário lubrificar a peça para que ela possa voltar ao normal. 

Problemas elétricos

As falhas elétricas também são muito comuns em um sistema de ar-condicionado automotivo. Nesse caso, os ventiladores não apresentam um bom funcionamento. Então, ocorre apenas a ventilação, mas o ar não gela e cria uma sobrecarga no veículo.  

Odor desagradável

Esse é mais um dos sinais de que o ar-condicionado do seu veículo pode não estar funcionando como antes. 

A presença de mau cheiro indica sujeira, bactérias e até fungos que podem estar prejudicando o sistema, principalmente se ele estiver sem a higienização adequada.

Umidade

Outro fator a ser considerado é a umidade, que afeta a capacidade de resfriamento do ar-condicionado. Logo, o sistema precisa estar acionado por mais tempo, algo que aumenta o consumo de combustível e também força a bateria do veículo.

O que fazer para solucionar esse problema?

Uma das primeiras medidas a serem tomadas é substituir o filtro de ar com regularidade, principalmente se você estiver circulando com o seu carro em locais de muita poluição. 

Também é importante levar o veículo para realizar uma limpeza e higienizar o ar-condicionado, pois assim o bom funcionamento do sistema estará garantido.

Tudo isso deve ser feito por um profissional, então, o ideal é procurar uma oficina mecânica de confiança. 

Além disso, existem as manutenções preventivas, que são excelentes para evitar que qualquer problema aconteça. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos! Possui outras dúvidas sobre o assunto? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
03/06/2024 @ 10:06
magnifiercross