+55 11 99998-6075

5 dicas para dirigir com segurança em tempos chuvosos

Última atualização em:
21/06/2024

Quem nunca precisou pegar a estrada na chuva e teve que enfrentar contratempos, não é mesmo? Com certeza esse é um dos maiores desafios para os motoristas. Mas, então, o que fazer para dirigir com segurança em tempos chuvosos?

No post de hoje, você vai conferir 5 dicas que podem te ajudar a conduzir o seu veículo com um pouco mais de tranquilidade em dias de chuva. Acompanhe a seguir!

Principais riscos ao dirigir em tempos chuvosos

Antes de destacar o que pode ser feito para dirigir com segurança em tempos chuvosos, vamos falar sobre os riscos que se pode enfrentar durante o trajeto.

Em muitas regiões do país, principalmente em estações mais quentes e abafadas do ano, é comum que chova e os motoristas encontrem uma pista molhada

Diante dessas condições climáticas, algumas situações de risco podem ocorrer, entre elas a baixa visibilidade do condutor, que se compromete devido ao acúmulo de água no para-brisas. O vidro também tende a ficar bastante embaçado, diminuindo ainda mais a visão. 

Além da aquaplanagem, ou seja, quando o veículo passa sobre uma camada de água, fazendo com que os pneus percam a aderência com o solo. Em geral, isso acontece quando os mesmos já sofreram desgastes.

E claro, o problema com a alta velocidade, uma vez que alguns motoristas não respeitam o clima e andam ‘a mil por hora’, até mesmo quando a pista está molhada, elevando as chances de derrapagem e perda do controle da direção.

Como reduzir os riscos? Confira 5 dicas! 

Já vimos que chuva e direção é uma combinação complexa, mas muitas vezes necessária, afinal, nem sempre é possível esperar a chuva passar, principalmente se for uma emergência

Pensando nisso, trouxemos 5 dicas para te ajudar a dirigir com segurança nessas condições climáticas.

1 - Não use o farol alto

Mesmo sendo fundamentais para manter a iluminação no trajeto, os faróis também podem oferecer riscos em tempos chuvosos. Isso porque eles refletem a luz nas gotas de chuva, algo que afeta a visão. Por isso, neste caso, é importante manter os faróis baixos

2 - Diminua a velocidade

A chuva deixa a pista molhada e escorregadia, então, conforme dissemos, a alta velocidade pode colocar sua vida e dos passageiros em risco. Deve-se diminuir a velocidade aos poucos e não frear impulsivamente.

3 - Mantenha uma distância segura

Em uma pista seca, o ideal é manter até 2 segundos de diferença em relação ao veículo à frente. Durante a chuva, deverão ser 4 segundos, caso seja necessário frear de maneira brusca. A distância mínima deve ser de 10 metros. 

4 - Fique atento à aquaplanagem

Quando ocorre a aquaplanagem, também surge a impressão de que o carro está flutuando. Se isso acontecer, busque manter o volante em linha reta e tire o pé do acelerador para criar estabilidade. Evite frear para não resultar em uma capotagem.

5 - Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é muito importante para manter seu carro mais seguro. Respeite o cronograma e faça a avaliação com frequência. Foque também no para-brisas, pois esse é um item indispensável em dias de chuva.

Viu só? É possível dirigir com segurança em tempos chuvosos e seguindo todas essas dicas, o trajeto será mais tranquilo.

Gostou do conteúdo? Possui mais alguma dúvida? Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross