+55 11 99998-6075

Carro com vazamento de óleo: o que fazer?

Última atualização em:
21/06/2024

Os problemas mecânicos apresentados por um veículo, muitas vezes, causam dores de cabeça para os condutores, como o carro com vazamento de óleo, que mesmo parecendo algo simples, pode oferecer prejuízos.

Quer saber o que fazer quando o seu carro estiver com esse tipo de problema? Acompanhe o post a seguir!

Vazamento de óleo: o que significa?

Se você já notou o seu carro com vazamento de óleo, deve ter se perguntado: o que isso significa? A resposta é que, provavelmente, existe alguma coisa errada com o funcionamento do veículo.

Assim sendo, podemos dizer que o vazamento de óleo afeta diretamente o motor do automóvel, fazendo com que o seu desempenho não seja mais o mesmo.

Por que ocorre o vazamento de óleo? 

Um dos principais motivos é o desgaste que acontece nas peças do motor do veículo. Algo que, ao longo do tempo, fica evidente até mesmo em carros com pouca quilometragem e boa manutenção, pois acabam necessitando de uma substituição de peças.

Quando o vazamento não acontece por conta do motor ou seus componentes, a causa pode estar na quantidade de óleo aplicada. Isso porque o uso de pouco óleo acaba desgastando as peças do carro e o exagero também pode prejudicar o funcionamento.

Outra possível causa do carro com vazamento de óleo é o desgaste dos retentores ou da junta do veículo, porém, nesses casos o reparo é mais simples, com a troca das peças.

Quais os riscos do vazamento de óleo?

Um dos riscos oferecidos pelo vazamento é o motor avariado. Conforme dissemos, o reservatório com excesso de óleo pode causar o problema, pois à medida que o recipiente esvazia, as partes do motor estarão sujeitas ao atrito, diminuindo de maneira considerável a vida útil desse item, que é essencial para o funcionamento do veículo. 

Também podemos citar a dificuldade para a troca de marchas, pois a partir do momento em que a caixa de câmbio passa a emitir ruídos estranhos, dificultando a passagem de uma marcha para outra, é um grande sinal de vazamento.

O que fazer em casos de vazamento de óleo?

A dica principal é fazer a manutenção preventiva do seu veículo, ou seja, uma avaliação geral para verificar a necessidade de substituição de alguma peça, por exemplo. 

A troca de óleo periodicamente em uma oficina de confiança e com um produto de qualidade também é indicada.

Uma dica muito importante: fique atento à tampa do cárter e veja se foi bem encaixada após a troca de óleo. 

Você também pode verificar por conta própria a quantidade de óleo presente no reservatório, lembrando que o excesso de óleo é uma das causas principais do vazamento. 

Agora conte-nos: já teve problemas com o vazamento de óleo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe o conteúdo com quem precisa dessas informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross