+55 11 99998-6075

O ar-condicionado do meu carro está com problemas. O que devo fazer?

Última atualização em:
21/06/2024

Sabemos que o ar-condicionado atua na climatização dos ambientes, certo? E nos automóveis ele possui essa mesma função, oferecendo conforto térmico para os passageiros em dias de muito calor. Só que muitas vezes, ocorrem problemas que o impedem de funcionar corretamente.

É sobre esse assunto que falaremos no post de hoje! Continue nos acompanhando para saber o que fazer quando o ar condicionado do seu carro parar de funcionar.

Problemas que ocorrem com o ar-condicionado automotivo

Geralmente, o primeiro sinal de que o ar-condicionado do veículo está com problemas é quando ele não esfria o suficiente ou quando para de funcionar para valer. Além desses problemas, existem alguns outros, como vamos destacar abaixo.

Ventoinha do condensador com defeito

Podemos dizer que o condensador é a peça responsável pelo vento e ao mesmo tempo, calor do gás que é comprimido por meio da ventoinha, também conhecida como ventilador. 

Assim sendo, os problemas começam a surgir quando essa peça apresenta sujeira, poeira ou outras impurezas, fazendo com que o ar não circule livremente. 

Desgaste no compressor 

O compressor do ar-condicionado deve estar sempre lubrificado para que ele funcione adequadamente. Caso não exista lubrificação, o ar não fará a sua função, ou seja, não deixará o ambiente mais fresco.  

Fusível queimado 

Por sua vez, o fusível é um item essencial para que o ar-condicionado funcione em um automóvel, uma vez que sem o compressor, o ar não funcionará. E se esse item não estiver funcionando corretamente, o resto do sistema de ar também não estará.   

Cheiro desagradável

Também podemos destacar que, quando o ar-condicionado do carro está com problemas ele passa a soltar um mau cheiro. Na maioria das vezes, isso está relacionado com o acúmulo de sujeira, fungos e bactérias, quando não é feita a higienização.

Um ar-condicionado automotivo com defeitos também pode apresentar ruídos, como o barulho de um choque e até vazamentos nas mangueiras do sistema. 

Como evitar os problemas no ar-condicionado?

Não é tão difícil que os problemas no ar-condicionado, como esses que citamos, sejam evitados. É necessário apenas adotar medidas preventivas, realizar a manutenção no tempo certo e de maneira adequada.

O ideal é substituir o filtro do ar-condicionado com frequência, principalmente se estiver circulando em locais onde existe muita poeira e poluição. Além de levar o veículo para a higienização e limpeza completa do ar-condicionado, que evitará problemas não apenas com o sistema, mas também com a saúde. 

Outro cuidado básico que você pode ter para garantir que o ar-condicionado do carro funcione de maneira eficiente é ligar o ar-condicionado sempre que puder ou pelo menos uma vez por semana, para evitar que a sujeira se acumule nos sistema e promover assim a lubrificação.

E para finalizar, evite que o ar seja ligado quando a cabine estiver com a temperatura muito quente, circulando em um primeiro momento com as janelas abertas e apenas depois ligar o ar.

O que achou dessas dicas? O ar-condicionado do seu carro já apresentou algum desses problemas? Deixe um comentário abaixo!

E até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross