+55 11 99998-6075

Caixa de direção com problemas? Descubra como solucionar!

Última atualização em:
21/06/2024

Você já parou para pensar qual é a função da caixa de direção do seu automóvel? Esse item funciona como um ponto central e determina o direcionamento das rodas do veículo. Em outras palavras, é responsável pela transmissão de movimento do volante para as rodas.

Mas, como saber quando esse item está com problemas e qual seria a melhor maneira de solucionar? Vamos esclarecer essas perguntas no post de hoje. Acompanhe! 

Quais os principais componentes da caixa de direção?

Muitos condutores acreditam que a direção do carro começa no volante. De uma certa maneira, isso é verdade! Porém, para que o veículo se movimente, ele deve trabalhar em conjunto com alguns outros elementos.

Mesmo não estando ligado diretamente à caixa de direção, ambos são conectados através de uma coluna. Desta forma, então, quando o volante gira, essa coluna faz o mesmo movimento e o passa adiante.

A cremalheira e o pinhão são outros dois componentes utilizados na direção mecânica. Neste caso, a coluna se liga à caixa através do pinhão e os dentes se ligam aos demais componentes, alterando a direção da força aplicada ao girar o volante.

Já a cremalheira é uma peça mais simples, como um trilho. É a parte que auxilia na transferência de força do giro do pinhão para as rodas. 

Além desses, temos também a direção assistida, que não é encontrada em todos os tipos de caixas de direção, porém é muito comum em carros modernos. É caracterizada como um sistema que compensa a força do condutor no volante, facilitando o giro.

É um tipo de assistência que pode acontecer por meio de um sistema hidráulico, elétrico ou com os dois juntos.

Problemas que ocorrem na caixa de direção

Entre os principais problemas relacionados à caixa de direção, estão:

Ruídos ao manobrar  

Geralmente, o motor passa a fazer barulhos estranhos no momento da partida ou ao frear.  Se o barulho ocorrer em alguma manobra após girar o volante, a falha poderá, de fato, estar na caixa de direção do veículo. Esse é um sinal de que algo não está funcionando como deveria.

Trepidação 

O volante costuma apresentar uma vibração, mas caso ele comece a tremer quando o carro está em uma baixa velocidade e pouca potência, isso pode ser um indício de que a caixa de direção está com problemas.

Direção muito resistente 

Mais um problema muito comum quando se trata da caixa de direção, sendo ele bem evidente, pois o motorista consegue sentir um peso no volante ao dirigir, dificultando bastante a condução do veículo. 

Como resolver os problemas da caixa de direção? 

Não é recomendado fazer reparos sem o conhecimento correto, para evitar acidentes. Isso porque o sistema de direção é bastante delicado e trocar as peças por sua própria conta pode ser perigoso e ao mesmo tempo, um gasto muito grande. 

Desta forma, então, se algum sinal de desgaste for percebido, o ideal é buscar uma oficina mecânica imediatamente para que um profissional realize o reparo necessário.

Gostou do conteúdo? Suas dúvidas foram esclarecidas? Deixe um comentário e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross