+55 11 99998-6075

Farol de milha e de neblina: existem diferenças? 

Última atualização em:
21/06/2024

Um automóvel é composto por diversos itens, certo? Mas, nem sempre sabemos se existe algo que os diferencia. Esse é o caso do farol de milha e farol de neblina, em que a funcionalidade pode até ser parecida, mas apresentam características diferentes.

Se você não sabe a diferença entre esses dois tipos de faróis, acompanhe o post a seguir para descobrir mais detalhes! 

Características do Farol de Milha

A principal característica do farol de milha é a luz, por se tratar de uma luminosidade forte e bem direcionada do veículo. 

Assim sendo, ela consegue alcançar uma distância longa, bem maior do que o farol alto, além de ser apropriada para situações onde existe falta de iluminação.

Qual a função do farol de milha? 

Quando você dirige durante o dia, é tudo muito mais tranquilo, não é verdade? Um exemplo disso é o horário das 10:00 da manhã, onde a luz do sol ilumina melhor e é possível enxergar todos os detalhes durante o trajeto.

Mas, quando o sol se põe e então escurece, o condutor necessita de iluminação para poder continuar o tráfego. Esse é o momento de acender os faróis do veículo.

Ainda assim, existem locais onde os faróis altos não são suficientes para iluminar adequadamente. É justamente aí que o farol de milha exerce sua função, por conta de seu alcance de luz maior. 

Podemos dizer que a principal função dos faróis de milha é contribuir para que a iluminação atinja um ponto muito mais distante do que o farol convencional, geralmente de cinco a dez metros.

E o Farol de Neblina? 

Por sua vez, o farol de neblina pode ser utilizado em pistas onde a visibilidade do condutor é prejudicada por neblina, nevasca, fumaça ou garoa

A luz desse tipo de farol auxilia na marcação das margens da pista, fazendo com que o motorista tenha uma visão exata do tráfego e possa controlar o automóvel durante a viagem.

A funcionalidade do farol de neblina    

Mesmo o farol de milha tendo um alcance de luz superior, em algumas situações será necessário o uso de um outro acessório, como por exemplo, o farol de neblina. 

O farol de neblina está disponível em boa parte dos veículos, sendo importante para manter o condutor e passageiros em segurança

Ele pode ser utilizado apenas em rodovias, para ajudar a enxergar melhor em ocasiões onde a neblina esteja atrapalhando a visão, uma situação que pode ser desesperadora para quem estiver dirigindo.

Isso significa que os faróis de neblina direcionam sua luz para o solo, visando a iluminação da estrada. Por isso, é um acessório instalado com proximidade ao chão, em uma altura de até 30 cm.

Você já conhecia essas diferenças entre ambos? Comente abaixo se alguma vez já surgiu essa dúvida ao utilizar algum deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross