+55 11 99998-6075

Como saber se um pneu é de qualidade? O que deve ser avaliado?

Última atualização em:
03/06/2024

Quando existem sinais de desgaste, a troca do pneu é fundamental para manter a segurança do veículo. Porém, não se trata apenas de trocá-lo, é necessário verificar sua qualidade, pois essa ação também será um investimento. 

E esse é o tema do post de hoje! Continue nos acompanhando para saber o que avaliar antes de adquirir um novo pneu para o seu automóvel.   

O que considerar antes de comprar um pneu? 

Existem diversos detalhes que devem ser considerados antes de comprar um pneu para o seu carro e todos fazem total diferença, uma vez que o pneu é a parte mais importante do veículo e deve ser sempre escolhido o mais adequado e de boa qualidade

Sendo assim, você deve se lembrar de alguns fatores específicos no momento da escolha, como por exemplo: 

Procurar marcas de referência

A busca por um pneu de qualidade e com um valor acessível pode começar pela avaliação da marca. Geralmente, as mais tradicionais e conhecidas do mercado estão entre as melhores opções

Se preferir, pode realizar uma pesquisa sobre as marcas, a reputação da loja em sites especializados e os tipos de pneus que ela vende para então adquirir.

Verificar as certificações

Nacional ou importado, todo e qualquer pneu deve apresentar o certificado do INMETRO, segundo medidas estabelecidas pela Portaria 544/2012 e as atualizações de nº: 165/2008, 205/2008 e 83/2012.

Entender os códigos

Também é fundamental que você aprenda a decifrar os códigos antes de efetuar a compra, pois são especificações de encaixe contendo informações como 185/65 r14, por exemplo. 

O número 185 representa a largura do pneu em milímetros, 65 a altura em porcentagem e R14 o diâmetro.

Esse é um código que poderá orientar na escolha do pneu adequado e qualificado para o seu carro.    

Verificar o índice de carga

Caso exista um número a mais, acompanhado por uma letra, como por exemplo, 180/60 r14 91T, saiba que o 91 é o índice de carga, ou seja, o peso máximo que um pneu suporta se estiver com a calibragem em dia.

Outros detalhes que podem ajudar na escolha

Além do que já destacamos acima, é necessário que você avalie as necessidades enquanto condutor do veículo para saber o que deve ser priorizado e acertar na escolha do melhor pneu. Desta forma, então, podem ser analisados outros detalhes como:  

  • Frenagem: Importante em qualquer situação. Por isso, o pneu escolhido deve ter uma boa avaliação nesse quesito. 
  • Aquaplanagem: Se você dirige com frequência em dias chuvosos, deve procurar pneus com notas maiores para a aquaplanagem.
  • Estabilidade: Busque analisar, independente da velocidade, se o pneu manterá a segurança do veículo em uma curva acentuada. 

Com essas dicas, não tem erro! Você escolherá um pneu de qualidade para o seu carro. 

Esperamos que suas dúvidas tenham sido esclarecidas. Deixe um comentário abaixo e conte-nos o que achou do conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
03/06/2024 @ 10:06
magnifiercross