Farol de milha e de neblina: existem diferenças? 

Um automóvel é composto por diversos itens, certo? Mas, nem sempre sabemos se existe algo que os diferencia. Esse é o caso do farol de milha e farol de neblina, em que a funcionalidade pode até ser parecida, mas apresentam características diferentes.

Se você não sabe a diferença entre esses dois tipos de faróis, acompanhe o post a seguir para descobrir mais detalhes! 

Características do Farol de Milha

A principal característica do farol de milha é a luz, por se tratar de uma luminosidade forte e bem direcionada do veículo. 

Assim sendo, ela consegue alcançar uma distância longa, bem maior do que o farol alto, além de ser apropriada para situações onde existe falta de iluminação.

Qual a função do farol de milha? 

Quando você dirige durante o dia, é tudo muito mais tranquilo, não é verdade? Um exemplo disso é o horário das 10:00 da manhã, onde a luz do sol ilumina melhor e é possível enxergar todos os detalhes durante o trajeto.

Mas, quando o sol se põe e então escurece, o condutor necessita de iluminação para poder continuar o tráfego. Esse é o momento de acender os faróis do veículo.

Ainda assim, existem locais onde os faróis altos não são suficientes para iluminar adequadamente. É justamente aí que o farol de milha exerce sua função, por conta de seu alcance de luz maior. 

Podemos dizer que a principal função dos faróis de milha é contribuir para que a iluminação atinja um ponto muito mais distante do que o farol convencional, geralmente de cinco a dez metros.

E o Farol de Neblina? 

Por sua vez, o farol de neblina pode ser utilizado em pistas onde a visibilidade do condutor é prejudicada por neblina, nevasca, fumaça ou garoa

A luz desse tipo de farol auxilia na marcação das margens da pista, fazendo com que o motorista tenha uma visão exata do tráfego e possa controlar o automóvel durante a viagem.

A funcionalidade do farol de neblina    

Mesmo o farol de milha tendo um alcance de luz superior, em algumas situações será necessário o uso de um outro acessório, como por exemplo, o farol de neblina. 

O farol de neblina está disponível em boa parte dos veículos, sendo importante para manter o condutor e passageiros em segurança

Ele pode ser utilizado apenas em rodovias, para ajudar a enxergar melhor em ocasiões onde a neblina esteja atrapalhando a visão, uma situação que pode ser desesperadora para quem estiver dirigindo.

Isso significa que os faróis de neblina direcionam sua luz para o solo, visando a iluminação da estrada. Por isso, é um acessório instalado com proximidade ao chão, em uma altura de até 30 cm.

Você já conhecia essas diferenças entre ambos? Comente abaixo se alguma vez já surgiu essa dúvida ao utilizar algum deles.

Outros conteúdos

A importância de oferecer palhetas de qualidade em sua loja automotiva

Quando um cliente chega à sua loja em busca de palhetas para o carro, muitas vezes ele ainda não...

Bastidores da fábrica: como nasce uma palheta Dyna

Já parou para pensar no caminho que uma palheta percorre até chegar ao seu carro?Na Dyna, cada detalhe do...

70 anos de estrada: curiosidades que você não sabia sobre a Dyna

Sete décadas de história não se constroem por acaso. A Dyna cresceu junto com o mercado automotivo brasileiro, sempre...

Preencha as informações abaixo e receba o catálogo