+55 11 99998-6075

É possível aumentar a vida útil da Bateria do Automóvel? Descubra!

Última atualização em:
21/06/2024

Sabemos que um carro é composto por diversas peças que acabam sofrendo problemas ao longo do tempo. Uma delas é a bateria do automóvel, que afeta diretamente o seu funcionamento.   

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto e você vai descobrir se é possível aumentar a vida útil da bateria do seu veículo. Acompanhe a seguir!

Afinal, o que pode afetar a bateria do automóvel? 

Antes de saber o que deve ser feito para estender a vida útil da bateria do automóvel, é necessário entender o que pode afetá-la. Abaixo, explicaremos alguns fatores. 

O uso do rádio e faróis 

Geralmente, o funcionamento da bateria é comprometido quando ela é utilizada com maior intensidade ou frequência, como quando os dispositivos elétricos do veículo estão ligados, aumentando assim o consumo de energia e diminuindo a duração da bateria. 

Para a sorte dos condutores, o impacto não é tão grande. Porém, quando os dispositivos funcionam com o motor desligado, o desperdício de energia é maior, prejudicando a bateria.

Veículo parado muito tempo 

Alguns motoristas acreditam que um veículo, quando parado, não gera gastos. Mas, uma boa parte da vida útil da bateria do automóvel diminui justamente quando ele fica estacionado por um período longo sem ser ligado. 

Além disso, mesmo que nenhum dispositivo seja acionado, o carro possui uma estrutura que pode puxar energia de maneira passiva, chegando a desgastar ainda mais a bateria.   

Temperatura do ambiente

Algo que também pode prejudicar o funcionamento da bateria e a condução da eletricidade é a temperatura, como o calor e o frio. 

Isso porque os polos e fios que compõem a bateria são de metal e assim as temperaturas, pouco a pouco, mudam o formato dessas peças, alterando a capacidade de transmissão de energia.

E dependendo da temperatura e do tempo de exposição do carro, os danos podem se tornar permanentes, fazendo com que o funcionamento da bateria seja prejudicado.

O que fazer para aumentar a vida útil da bateria do carro? 

Conforme dissemos, existem vários fatores que contribuem para que a bateria do carro perca sua vida útil e muitos condutores ainda ignoram o fato de que esse item também precisa de cuidados.

Uma das melhores formas de estender a funcionalidade da bateria é ligar o motor do carro periodicamente, principalmente se ele estiver parado por muito tempo. 

É importante que o carro seja ligado, pelo menos, uma vez por semana por no mínimo 10 minutos, sendo uma medida necessária, pois o carro segue consumindo uma quantidade pequena de energia quando é desligado, o que faz com que a bateria descarregue.

A limpeza dos terminais da bateria também é fundamental para aumentar sua vida útil. Esse é um procedimento padrão e simples, pois em caso de resíduos, basta utilizar uma solução com bicarbonato de sódio e esfregar com cuidado os terminais até remover a sujeira. E lembre-se: essa limpeza deve ser realizada com os terminais desconectados!

Para finalizar, uma dica de ouro. Assim como outras peças, também existe um modelo de bateria certo para o seu veículo, ou seja, cada carro exige um tipo diferente.

Assim sendo, então, devem ser consideradas determinadas características, como a amperagem da bateria, que precisa corresponder a quantidade de carga exigida pelo veículo, entre outros fatores.

E você, já utilizou alguma dessas dicas para aumentar a vida útil da bateria do seu automóvel? Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross