+55 11 99998-6075

Estepe temporário: entenda a função e saiba como utilizá-lo

Última atualização em:
03/06/2024

Se você dirige há bastante tempo, já deve ter ouvido falar em estepe temporário. Mas se ainda não conhece, saiba que esse é um tipo de pneu diferente do tradicional, que antes era utilizado apenas em alguns veículos e ao longo do tempo, foi se tornando mais popular.

No post de hoje, vamos trazer mais detalhes sobre ele, sua função e as vantagens do seu uso. Acompanhe a seguir!

Características do estepe temporário 

Uma das características mais marcantes do estepe temporário é a sua estética. Isso porque ele é bem mais fino do que o pneu comum do automóvel e, por esse motivo, sua instalação não é permanente.

Então, podemos dizer que ele é de fato temporário, pois o seu uso é indicado apenas para uma emergência, como quando ocorrem problemas com os pneus comuns, sendo necessário chegar a um posto de gasolina, borracheiro ou oficina mecânica rapidamente. 

Também podemos chamá-lo de pneu reserva, que substitui o pneu regular se ele furar, estourar ou houver qualquer outro acidente

Por que andar com um estepe temporário?

Mesmo que não seja um pneu permanente, é importante andar com um estepe temporário, principalmente ao viajar em estradas irregulares, afinal, ninguém merece ter um pneu furado no meio da estrada e não conseguir chegar a uma oficina próxima.

Portanto, conforme dissemos, o estepe temporário é muito valioso em situações de emergência e por isso, vale a pena andar com ele em seu veículo.  

Como utilizá-lo de forma correta?

Esse tipo de pneu não apresenta uma boa resistência, ou seja, não consegue suportar manobras mais bruscas. Além de não gerar estabilidade e não ser um bom aderente em pistas molhadas.

O ideal, então, é que o motorista não ultrapasse o limite de velocidade indicado no próprio estepe, que geralmente indica 80 km/h, evitando qualquer brutalidade nas manobras.

E quais as vantagens do estepe temporário?

Nem todo motorista gosta de utilizar esse tipo de estepe, por haver as limitações que citamos acima. Porém, ele também apresenta algumas vantagens, entre elas:

Fácil instalação

Com o estepe temporário, é possível fazer a troca do pneu com mais facilidade e economizando tempo, devido à sua leveza e seu tamanho, já que ele é menor.

Peso menor 

É obrigatório andar com estepe em condições de rodagem, porém, o peso dentro do carro é maior. Já o estepe temporário não provoca nenhum peso, por ser mais leve e até mesmo, ocupar menos espaço.

Chances menores de roubo

Por não ter uma função definitiva, ele não chama a atenção dos criminosos, o que diminui muito os riscos de ter o seu estepe roubado e adquirir um gasto extra.

Menor preço

Seu preço é bem mais em conta do que os estepes normais, por ter uma quantidade menor de borracha em sua composição.

Gostou do conteúdo? Conte-nos o que acha do estepe temporário deixando um comentário abaixo. Compartilhe em suas redes sociais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
03/06/2024 @ 10:06
magnifiercross