Se você dirige há bastante tempo, já deve ter ouvido falar em estepe temporário. Mas se ainda não conhece, saiba que esse é um tipo de pneu diferente do tradicional, que antes era utilizado apenas em alguns veículos e ao longo do tempo, foi se tornando mais popular.
No post de hoje, vamos trazer mais detalhes sobre ele, sua função e as vantagens do seu uso. Acompanhe a seguir!
Uma das características mais marcantes do estepe temporário é a sua estética. Isso porque ele é bem mais fino do que o pneu comum do automóvel e, por esse motivo, sua instalação não é permanente.
Então, podemos dizer que ele é de fato temporário, pois o seu uso é indicado apenas para uma emergência, como quando ocorrem problemas com os pneus comuns, sendo necessário chegar a um posto de gasolina, borracheiro ou oficina mecânica rapidamente.
Também podemos chamá-lo de pneu reserva, que substitui o pneu regular se ele furar, estourar ou houver qualquer outro acidente.
Mesmo que não seja um pneu permanente, é importante andar com um estepe temporário, principalmente ao viajar em estradas irregulares, afinal, ninguém merece ter um pneu furado no meio da estrada e não conseguir chegar a uma oficina próxima.
Portanto, conforme dissemos, o estepe temporário é muito valioso em situações de emergência e por isso, vale a pena andar com ele em seu veículo.
Esse tipo de pneu não apresenta uma boa resistência, ou seja, não consegue suportar manobras mais bruscas. Além de não gerar estabilidade e não ser um bom aderente em pistas molhadas.
O ideal, então, é que o motorista não ultrapasse o limite de velocidade indicado no próprio estepe, que geralmente indica 80 km/h, evitando qualquer brutalidade nas manobras.
Nem todo motorista gosta de utilizar esse tipo de estepe, por haver as limitações que citamos acima. Porém, ele também apresenta algumas vantagens, entre elas:
Com o estepe temporário, é possível fazer a troca do pneu com mais facilidade e economizando tempo, devido à sua leveza e seu tamanho, já que ele é menor.
É obrigatório andar com estepe em condições de rodagem, porém, o peso dentro do carro é maior. Já o estepe temporário não provoca nenhum peso, por ser mais leve e até mesmo, ocupar menos espaço.
Por não ter uma função definitiva, ele não chama a atenção dos criminosos, o que diminui muito os riscos de ter o seu estepe roubado e adquirir um gasto extra.
Seu preço é bem mais em conta do que os estepes normais, por ter uma quantidade menor de borracha em sua composição.
Gostou do conteúdo? Conte-nos o que acha do estepe temporário deixando um comentário abaixo. Compartilhe em suas redes sociais!