Dirigir com o combustível na reserva pode ser perigoso? Entenda!

Com os valores quase sempre em alta, grande parte dos motoristas buscam meios de economizar. Com isso, passam a trafegar com o combustível na reserva, algo que acaba se tornando um hábito.  

Se você dirige, pode ter feito isso e ao mesmo tempo, ter se perguntado se existe algum risco ao andar na reserva. No post de hoje, vamos eliminar essa dúvida. Acompanhe a seguir!

Como funciona a reserva do tanque de combustível?

Geralmente, quando o motorista não abastece o veículo e precisa garantir a chegada ao posto com segurança, entra em ação a reserva do tanque. 

É possível saber quando o carro está com o combustível na reserva a partir do momento em que a luz do painel acende e indica que o abastecimento deve ocorrer imediatamente.

Ainda assim existe a dúvida: afinal, quantos litros de combustível cabem na reserva? Na verdade, cada modelo e marca de veículo apresenta um volume de compartimento diferente. 

Neste caso, então, é importante verificar a quantidade exata com a concessionária. A reserva pode variar de 3 a 10 litros ou mais, a depender dos fatores que citamos. Em outras palavras, na maioria das vezes, é possível andar com a reserva do tanque por pelo menos 10 km.

Existem riscos ao dirigir com o tanque na reserva?

Mesmo que se torne um hábito, andar com o combustível na reserva não é o mais indicado. Isso porque o veículo pode sofrer algumas consequências, como por exemplo:

Pane seca

Como o próprio nome diz, a pane seca acontece quando todo o combustível chega ao final, inclusive a reserva, e o veículo não anda, algo bastante perigoso considerando que, muitas vezes, o carro está em vias movimentadas e pode até provocar acidentes.

Bomba de combustível com falhas

É muito comum que no fundo do tanque se acumulem impurezas. Quando o motorista tem o hábito de dirigir na reserva, os resíduos dessas impurezas acabam entrando na bomba, se misturando ao processo de combustão feito pelo motor. Logo, isso provoca falhas e desgaste precoce no que chamamos de bicos injetores.

Multa e perda de pontos na CNH

Talvez não seja do conhecimento de todos, mas a pane seca é um dos fatores que levam à infração, segundo o Art. 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

O código também alerta sobre a obrigação legal do condutor em conferir a quantidade de combustível para que a pane não ocorra.

Caso o veículo seja pego em uma condição como essa, o motorista recebe uma multa de trânsito em torno de R$ 85,13, além do carro apreendido e alguns pontos a menos na carteira.

Para finalizar, lembre-se do quanto é importante dar aquela verificada básica no tanque antes de pegar a estrada para evitar problemas como esses e até mesmo, acidentes. 

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma outra dúvida sobre a reserva de combustível? Deixe um comentário e compartilhe!

Outros conteúdos

Maio Amarelo: o papel da visibilidade na prevenção de acidentes

Todos os dias, milhões de pessoas enfrentam o trânsito sem perceber um fator essencial para a segurança: a visibilidade....

Dyna marca presença na Autopar 2026 e reforça conexão com o mercado automotivo

A edição 2026 da Autopar 2026 reafirmou sua importância como um dos principais encontros do aftermarket automotivo da América...

Os erros mais comuns na hora de trocar palhetas

As palhetas do para-brisa são componentes essenciais para garantir boa visibilidade durante a condução do veículo, especialmente em dias...

Preencha as informações abaixo e receba o catálogo