Sabe quando você está no meio de um trajeto, percebe que os pneus do seu carro estão furados e precisa parar para efetuar a troca? Esse processo, que muitas vezes parece bem complexo, pode ser mais tranquilo e evitar muitos problemas.
Pensando nisso, trouxemos 5 dicas no post de hoje que poderão te ajudar a realizar essa troca de uma maneira mais fácil, sem dor de cabeça. Acompanhe!
Mesmo com uma boa quantidade de borracha em sua composição, os pneus costumam ser bastante frágeis.
Como dissemos, quando o pneu fura ele indica o desgaste da borracha. Por isso é importante estar atento ao ano e ao mês em que realizou a última troca. Em média, a vida útil dos pneus é de até 5 anos.
Além de outros fatores como a umidade, o clima, a pressão e até mesmo a temperatura podem comprometer a estrutura dos pneus de forma agressiva, fazendo com que os desgastes mais gritantes comecem a aparecer, o que podemos chamar de arames.
Todas essas situações são imprevisíveis e indicam a necessidade de substituição para evitar problemas, como por exemplo, ficar parado na estrada.
E para quem acha que é algo difícil, calma, não é um motivo para entrar em pânico, afinal, é possível sim realizar a troca com facilidade.
Se você não tem habilidade com a troca de pneus, trouxemos 5 dicas para te ajudar a realizar esse processo com facilidade.
Busque um lugar apropriado, de preferência plano para não correr o risco de o carro deslizar. Se estiver em uma estrada movimentada, o melhor é tentar se afastar ao máximo do local.
Se na pista tiver um acostamento, será bastante propício. Não esqueça de ligar o pisca-alerta para sinalizar a emergência.
Após parar no local apropriado para a troca, antes de utilizar a chave de roda para retirar as porcas, verifique se o freio de mão está ligado e a manopla de câmbio posicionada em 1ª marcha, que no caso dos câmbios automáticos, estão sinalizadas com um ‘P’.
Geralmente, ambos estão no porta-malas. O macaco deve ser colocado embaixo do carro, pois se estiver em outro local, corre-se o risco de danificar ou quebrar alguma parte inferior do automóvel.
Algumas informações podem estar no manual do carro e também existe uma sinalização próxima à roda traseira ou dianteira (em carros mais modernos).
Com o macaco encaixado devidamente, levante o veículo até notar que está apoiado sobre o mesmo, mas sem deixar a roda suspensa no ar.
Nesse momento, você pode retirar a calota e com um pouco de força, afrouxar os parafusos no sentido anti-horário, com uma chave de roda.
Em seguida, levante o estepe e coloque-o no eixo para colocar a calota novamente e apertar os parafusos.
Por fim, coloque o carro no chão, aperte mais um pouco os parafusos, retire o macaco e deixe o pneu antigo onde antes se encontrava o estepe. E pronto, seu carro já pode voltar ao trajeto!
Viu só? Não é tão difícil realizar a troca dos pneus. Comente abaixo se você já teve alguma dificuldade nesse processo e compartilhe o conteúdo de hoje!