+55 11 99998-6075

Vai trocar os pneus do seu carro? Confira 5 dicas para facilitar o processo

Última atualização em:
21/06/2024

Sabe quando você está no meio de um trajeto, percebe que os pneus do seu carro estão furados e precisa parar para efetuar a troca? Esse processo, que muitas vezes parece bem complexo, pode ser mais tranquilo e evitar muitos problemas.

Pensando nisso, trouxemos 5 dicas no post de hoje que poderão te ajudar a realizar essa troca de uma maneira mais fácil, sem dor de cabeça. Acompanhe!

Quando é necessário trocar os pneus?

Mesmo com uma boa quantidade de borracha em sua composição, os pneus costumam ser bastante frágeis

Como dissemos, quando o pneu fura ele indica o desgaste da borracha. Por isso é importante estar atento ao ano e ao mês em que realizou a última troca. Em média, a vida útil dos pneus é de até 5 anos.

Além de outros fatores como a umidade, o clima, a pressão e até mesmo a temperatura podem comprometer a estrutura dos pneus de forma agressiva, fazendo com que os desgastes mais gritantes comecem a aparecer, o que podemos chamar de arames.

Todas essas situações são imprevisíveis e indicam a necessidade de substituição para evitar problemas, como por exemplo, ficar parado na estrada.  

E para quem acha que é algo difícil, calma, não é um motivo para entrar em pânico, afinal, é possível sim realizar a troca com facilidade. 

Como trocar os pneus de um jeito fácil? 

Se você não tem habilidade com a troca de pneus, trouxemos 5 dicas para te ajudar a realizar esse processo com facilidade. 

1 - Encontrar o lugar adequado

Busque um lugar apropriado, de preferência plano para não correr o risco de o carro deslizar. Se estiver em uma estrada movimentada, o melhor é tentar se afastar ao máximo do local.

Se na pista tiver um acostamento, será bastante propício. Não esqueça de ligar o pisca-alerta para sinalizar a emergência.

2 - Mantenha o carro com o freio de mão ligado

Após parar no local apropriado para a troca, antes de utilizar a chave de roda para retirar as porcas, verifique se o freio de mão está ligado e a manopla de câmbio posicionada em 1ª marcha, que no caso dos câmbios automáticos, estão sinalizadas com um ‘P’.

3 - Prepare o estepe e o macaco

Geralmente, ambos estão no porta-malas. O macaco deve ser colocado embaixo do carro, pois se estiver em outro local, corre-se o risco de danificar ou quebrar alguma parte inferior do automóvel.

Algumas informações podem estar no manual do carro e também existe uma sinalização próxima à roda traseira ou dianteira (em carros mais modernos).  

4 - Levante o carro para afrouxar os parafusos 

Com o macaco encaixado devidamente, levante o veículo até notar que está apoiado sobre o mesmo, mas sem deixar a roda suspensa no ar. 

Nesse momento, você pode retirar a calota e com um pouco de força, afrouxar os parafusos no sentido anti-horário, com uma chave de roda. 

Em seguida, levante o estepe e coloque-o no eixo para colocar a calota novamente e apertar os parafusos. 

5 - Desça o carro e guarde o pneu furado

Por fim, coloque o carro no chão, aperte mais um pouco os parafusos, retire o macaco e deixe o pneu antigo onde antes se encontrava o estepe. E pronto, seu carro já pode voltar ao trajeto!

Viu só? Não é tão difícil realizar a troca dos pneus. Comente abaixo se você já teve alguma dificuldade nesse processo e compartilhe o conteúdo de hoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross