Como saber se o radiador do meu veículo está com problema?

O radiador é um dos componentes mais importantes de um veículo, por impedir que o motor fique superaquecido e deixe de funcionar normalmente. Quando o mesmo sofre algum problema, logo outras peças do automóvel também podem ser prejudicadas. 

Quer saber como identificar problemas no radiador do seu carro e o que fazer para mantê-lo conservado? Acompanhe o post a seguir!

Como funciona o radiador?

O radiador funciona como um sistema que dissipa o calor da água para manter o controle da temperatura do motor com o carro em movimento. 

Seu núcleo é composto por vários canais e tubos de ventilação que auxiliam na passagem do ar e também na transferência do calor.  Essa passagem de ar é responsável por resfriar o calor do líquido de arrefecimento.

Outro detalhe que podemos destacar sobre o radiador é a sua estrutura. Quanto maior for, mais eficiente será o seu funcionamento.

Sinais de que o radiador está com problemas

Primeiro, você deve observar a temperatura do seu automóvel, uma vez que, se estiver muito alta, pode ser um forte indício de problemas como o radiador furado. Além de verificar se não existe nenhuma poça de água debaixo do carro.

Também é importante checar o nível de reservatório fluído. Se estiver baixo, estará indicando vazamento no radiador. O motor deve ser inspecionado para saber se há ou não alguma irregularidade na peça.

Outra forma de saber se de fato o radiador está com problemas é deixar o motor esfriar. O ideal é que, neste caso, o carro já esteja em uma oficina para que o mecânico abra o capô e espere algumas horas para verificá-lo.

Assim sendo, o radiador poderá ser checado com segurança pelo profissional, incluindo também uma inspeção debaixo do veículo. 

Com o equipamento correto, como uma mangueira, por exemplo, é possível localizar o vazamento.

Como manter o radiador em bom estado?

Para conservar o radiador do seu veículo, o ideal é realizar manutenções preventivas. Outra indicação fundamental é não utilizar o líquido de arrefecimento de maneira errada ou completá-lo com água.

Lembre-se de efetuar a troca apenas com o carro desligado, para evitar acidentes que podem ser provocados por conta da alta temperatura do motor. E para finalizar, não dê partida antes de colocar a tampa no radiador. 

Conte-nos se já teve algum problema com o radiador do seu veículo. Deixe um comentário abaixo e compartilhe o conteúdo!

Outros conteúdos

Novembro Azul Automotivo: cuide do seu carro como cuida da sua saúde

Novembro é o mês de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina — e aqui na...

A importância de oferecer palhetas de qualidade em sua loja automotiva

Quando um cliente chega à sua loja em busca de palhetas para o carro, muitas vezes ele ainda não...

Bastidores da fábrica: como nasce uma palheta Dyna

Já parou para pensar no caminho que uma palheta percorre até chegar ao seu carro?Na Dyna, cada detalhe do...

Preencha as informações abaixo e receba o catálogo