+55 11 99998-6075

Financiamento de veículo: como funciona e quais são os critérios?

Última atualização em:
21/06/2024

Quando você quer comprar um carro e percebe que não poderá cobrir o valor total, parece que tudo está perdido, não é mesmo? Mas saiba que para isso existe uma solução: o financiamento de veículo.

Quer saber como funciona e quais os critérios para conseguir financiar um automóvel? Falaremos sobre isso no post de hoje. Acompanhe a seguir!

Detalhes do financiamento de veículo

Basicamente, o financiamento de veículo é como um empréstimo, ou seja, ele é concedido para alguém que deseja comprar um carro, seja ele seminovo, novo ou usado, mas não tem como dar entrada no valor.

É um tipo de crédito fornecido por diversas instituições privadas, públicas e financeiras, porém, assim como outros empréstimos, também é cobrada uma taxa de juros

O que diferencia esse tipo de financiamento de um empréstimo comum é o valor das parcelas, que tende a ser menor e geralmente existe um tempo maior para o pagamento.

Quais as exigências para o financiamento do automóvel?

Não basta apenas solicitar um financiamento de veículo. É preciso estar atento às exigências para que o processo seja concluído. Assim sendo, antes de financiar, alguns pontos importantes deverão ser observados, sendo eles:

Idade mínima permitida

Todo financiamento realiza uma avaliação de riscos, uma vez que o banco ou a instituição financeira quer se certificar de que o futuro proprietário do veículo pagará o valor combinado. 

Desta forma, então, para que a avaliação seja realizada é considerada uma idade mínima, sendo 20 anos. Antes disso, dificilmente a pessoa terá um bom crédito para efetuar o pagamento.

Não ter o nome sujo

Se de fato estiver interessado em financiar um automóvel, é importante que o seu nome não esteja negativado, isto é, não faça parte de listas de órgãos como o SPC ou Serasa. 

Lembre-se que ter o nome sujo pode dar indícios de que você ficará devendo o valor e isso fará com que o processo de financiamento de veículo encontre dificuldades para se concretizar e ser aprovado.

Comprovação de renda

Esse é mais um fator a ser analisado para saber se conseguirá pagar o financiamento, cuja parcela só pode comprometer até 30% da sua renda mensal, como qualquer tipo de empréstimo.

Documentos necessários

Ao solicitar um financiamento, você deve apresentar alguns documentos, tanto os originais, quanto cópias. Esses documentos são: RG, CPF, Comprovante de rendimento (holerite ou extrato do banco) e comprovante de estado civil.

Ter o Score adequado

Em geral, o Score também é necessário para o financiamento. E o que é Score? Esse é um tipo de pontuação que vai de 0 a 1000, indicando a probabilidade de atrasar ou não o pagamento.

Em outras palavras, é um indicador financeiro que as empresas e bancos podem consultar para obter suas informações financeiras antes de concederem o crédito.  Se a pontuação estiver mais próxima a mil, maiores as chances de aprovação

Agora que você já sabe como funciona o financiamento de veículos, deixe um comentário sobre o conteúdo de hoje ou se tiver outras dúvidas sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross