O Chevrolet Prisma é um automóvel lançado no segundo semestre de 2006. Esse modelo foi totalmente desenvolvido no Brasil, com um ‘apelo’ mais esportivo, principalmente em seu perfil e traseira.
Quer saber um pouco mais sobre a história do Prisma? Então, continue acompanhando o post de hoje!
Conforme dissemos, o Prisma foi lançado em 2006 e chegou ao mercado automotivo como um sedan popular, sendo derivado do Celta. Ele utilizava as mesmas características e plataforma, semelhantes ao compacto.
Esse modelo foi lançado aos poucos pela Chevrolet, que fez uso da mesma estratégia de lançamento do Vectra, divulgando primeiro o nome do carro para a imprensa, seguido por esboços e desenhos conceituais, até por fim divulgar as fotos oficiais.
A primeira geração foi fabricada entre os anos de 2006 e 2009, apresentando um motor 1.4 EconoFlex, de 89 cv com gasolina e 97 cv com álcool.
Em 2009, mesmo sem grandes mudanças nos motores, a tecnologia foi atualizada, bem como sua taxa de compressão, no EconoFlex, que permitiram que o Prisma tivesse uma potência maior quando fosse abastecido com gasolina.
A segunda geração do modelo foi lançada em 2010 e mostrou algumas alterações, como por exemplo, o tamanho do Prisma, que ficou mais estável e melhor para dirigir.
Tal mudança teve como origem a Plataforma Global para Veículos Pequenos, da própria Chevrolet, sendo compartilhada com outros modelos, como Onix, Cobalt, Sonic e Spin.
Além dessas, outras alterações no design também foram realizadas, deixando o sedan ainda mais arrojado, com novos motores e uma opção de transmissão automática, colocando o Prisma em um patamar de conforto.
Essa geração apresentou 4,2 m de comprimento, com uma distância entre eixos de 2,5 m, medindo 2 m de largura (incluindo espelhos retrovisores) por 1,5 m de altura.
A versão LT foi equipada com direção hidráulica, ar quente, vidros dianteiros elétricos, travas nas portas e porta-malas elétrico. Além de um painel de instrumentos em dois tons, iluminação LED e outros detalhes cromados.
Já a versão LT 1.4 chegou ao mercado com rodas de aço de aro 15 polegadas, com faróis de máscara negra, aplique preto na coluna central e lanternas traseiras escurecidas.
E a versão LTZ apresentava, além dos itens da versão LT, ar condicionado, vidros elétricos nas portas traseiras, roda de alumínio de 15 polegadas, entre outros.
Se você tem um modelo Prisma na sua garagem, deve se preocupar com a manutenção das palhetas, para garantir a segurança durante as viagens.
E se ainda estiver em dúvida, a Dyna oferece palhetas originais de fábrica para este modelo (Linha Slim Blade – SD6) com diversos benefícios, entre eles:
Ao adquirir limpadores de para-brisas, exija peças originais Dyna! Mais informações você adquire em nosso site ou se preferir, entre em contato conosco.
Gostou do conteúdo? Conte-nos se você já conhecia todos esses detalhes do Prisma e compartilhe com seus amigos para que eles também fiquem por dentro! Até o próximo post!