+55 11 99998-6075

Afinal, o Rodízio de Pneus é necessário?

Última atualização em:
03/06/2024

Quem tem carro sabe que com o passar do tempo os pneus se desgastam devido ao atrito da borracha com o solo, fazendo com que percam sua aderência e aumentando, até mesmo, o risco de derrapagem. Por isso, muitas vezes, é feito o rodízio de pneus.

Mas afinal, o rodízio de pneus é realmente necessário? Qual a sua importância? Vamos esclarecer essas dúvidas no post de hoje. Acompanhe!

Qual a função do rodízio de pneus?

O rodízio de pneus é, basicamente, uma técnica que visa prolongar a vida útil do material. É um processo simples: basta realizar a troca periódica da posição de cada um dos elementos, isto é, trocar de lugar as rodas.

A maioria dos fabricantes de pneus sempre reforça a ideia de que, ao contrário dos traseiros, os pneus dianteiros são os que mais sofrem desgastes devido ao esforço de tração do veículo, que nesse caso é maior.

Desta forma, o desgaste acaba sendo diferente entre os pneus e por isso o desempenho do automóvel pode ser afetado. Assim sendo, então, o rodízio ajuda a aumentar a durabilidade dos mesmos, tornando o desgaste uniforme e garantindo proteção ao veículo.

Qual a forma correta de realizar o rodízio de pneus?

Na hora de fazer o rodízio de pneus você pode notar algumas diferenças, considerando que cada carro apresenta suas características. Então, a maneira como o processo será realizado poderá mudar.

Podemos citar como o principal exemplo um carro com tração traseira. Neste caso, o correto é inverter os pneus e colocar os que estão na traseira, na dianteira, e vice-versa, trocando-os de lugar.

Se for uma tração dianteira, a troca será inversa: os pneus dianteiros pelos traseiros, no mesmo eixo. E os pneus da parte traseira devem ir para frente de maneira invertida.

Parece complexo, não é verdade? Porém, o mais importante é ficar atento ao tipo de pneu do seu carro. Quando são unidirecionais, os eixos não podem ser invertidos e só rodam do mesmo lado.

Caso o veículo seja 4x4, o rodízio deve ser feito em X, trocando os pneus que estão no mesmo eixo entre si mesmos. 

Vale lembrar que existem outros cuidados que devem ser tomados, como a realização de balanceamento e alinhamento, além de manter os pneus calibrados semanalmente. Isso ajudará em sua conservação, assim como o rodízio.

Agora que você já sabe o quanto o rodízio de pneus é importante e necessário, comente abaixo se já realizou essa troca alguma vez e se deu tudo certo.

Aproveite e compartilhe o conteúdo de hoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
03/06/2024 @ 10:06
magnifiercross