Com os valores quase sempre em alta, grande parte dos motoristas buscam meios de economizar. Com isso, passam a trafegar com o combustível na reserva, algo que acaba se tornando um hábito.
Se você dirige, pode ter feito isso e ao mesmo tempo, ter se perguntado se existe algum risco ao andar na reserva. No post de hoje, vamos eliminar essa dúvida. Acompanhe a seguir!
Geralmente, quando o motorista não abastece o veículo e precisa garantir a chegada ao posto com segurança, entra em ação a reserva do tanque.
É possível saber quando o carro está com o combustível na reserva a partir do momento em que a luz do painel acende e indica que o abastecimento deve ocorrer imediatamente.
Ainda assim existe a dúvida: afinal, quantos litros de combustível cabem na reserva? Na verdade, cada modelo e marca de veículo apresenta um volume de compartimento diferente.
Neste caso, então, é importante verificar a quantidade exata com a concessionária. A reserva pode variar de 3 a 10 litros ou mais, a depender dos fatores que citamos. Em outras palavras, na maioria das vezes, é possível andar com a reserva do tanque por pelo menos 10 km.
Mesmo que se torne um hábito, andar com o combustível na reserva não é o mais indicado. Isso porque o veículo pode sofrer algumas consequências, como por exemplo:
Como o próprio nome diz, a pane seca acontece quando todo o combustível chega ao final, inclusive a reserva, e o veículo não anda, algo bastante perigoso considerando que, muitas vezes, o carro está em vias movimentadas e pode até provocar acidentes.
É muito comum que no fundo do tanque se acumulem impurezas. Quando o motorista tem o hábito de dirigir na reserva, os resíduos dessas impurezas acabam entrando na bomba, se misturando ao processo de combustão feito pelo motor. Logo, isso provoca falhas e desgaste precoce no que chamamos de bicos injetores.
Talvez não seja do conhecimento de todos, mas a pane seca é um dos fatores que levam à infração, segundo o Art. 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O código também alerta sobre a obrigação legal do condutor em conferir a quantidade de combustível para que a pane não ocorra.
Caso o veículo seja pego em uma condição como essa, o motorista recebe uma multa de trânsito em torno de R$ 85,13, além do carro apreendido e alguns pontos a menos na carteira.
Para finalizar, lembre-se do quanto é importante dar aquela verificada básica no tanque antes de pegar a estrada para evitar problemas como esses e até mesmo, acidentes.
Gostou do conteúdo? Ficou com alguma outra dúvida sobre a reserva de combustível? Deixe um comentário e compartilhe!