+55 11 99998-6075
sac@dyna.com.br

Gol: Entenda a história e conheça as versões

Última atualização em:
04/11/2024

O Volkswagen Gol foi lançado em 1980, e durante 27 anos foi o automóvel mais vendido no Brasil. Com suas versões populares e esportivas, o veículo foi consolidado como um dos carros mais queridos pelos brasileiros.

Post Banner | Dyna
Post Banner | Dyna

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o modelo, sua história, versões, e você vai descobrir qual o limpador de para-brisa ideal para ele. Acompanhe a seguir!

A história do Gol no Brasil

A história do Gol tem início a partir da necessidade de criar um sucessor para o Fusca, logo após a segunda metade dos anos 70, de modo que pudesse enfrentar outros veículos, mais modernos, como por exemplo, o Chevrolet Chevette.

Além disso, os veículos produzidos pela matriz europeia não atendiam exatamente as necessidades do mercado brasileiro, por conta dos hábitos dos consumidores e das condições das estradas.

Assim sendo, o departamento de engenharia da Volkswagen, localizada na Fábrica II, no bairro paulistano Vila Carioca, começou a desenvolver o projeto desta plataforma, baseado no primeiro Polo, feito na Alemanha anos antes, por Phillip Schmidt, que atuava na Volkswagen brasileira.

Então, após o fracasso de alguns veículos brasileiros, Schmidt venceu a resistência da matriz alemã, e o projeto do Gol teve início em maio de 1975, baseado no Golf.

O nome foi ideia da própria Volkswagen, que nomeava os veículos associados a alguns esportes na época, como o Polo, o Golf e o Derby. Por isso, o carro adotou um nome baseado em um esporte que é paixão brasileira: o futebol.

As versões do Gol

Primeira geração: G1

O primeiro Gol vendido no mercado tinha um motor refrigerado a ar, com 1.300 cm³ e 47 cv, e o câmbio apresentava quatro marchas. Nessa primeira versão, as linhas eram inspiradas no Passat, um modelo de porte médio lançado pela Volkswagen.

O veículo tinha duas portas, algo que naquela época, era bastante considerado no mercado brasileiro. Na década de 80, o Gol recebeu um motor mais potente, com 1,6 litro e 67 cv, refrigerado a ar.

O motor de quatro cilindros em linha, com refrigeração líquida e câmbio de cinco marchas, surgiu apenas em 1984. E no ano de 1988, surgiu o Gol GTI, o primeiro veículo brasileiro com injeção eletrônica.

Segunda geração: G2 bolinha

Uma das primeiras transformações do Gol aconteceu em 1994, quando foi lançada a segunda geração deste modelo. O design arredondado chamou muito a atenção logo de cara, e rendeu o apelido de Gol ‘bolinha’.

Essa foi uma grande evolução, pois ele passou a ter mais espaço interno, com um porta malas maior, menos ruído e mais segurança.

Em 1998, ele ganhou a versão quatro portas, que foi um reflexo dessa nova tendência no mercado brasileiro, influenciado pelas novidades que chegavam ao país, com os veículos importados.

Terceira e quarta geração: G3 e G4

Diferente dos lançamentos anteriores, o modelo G3 foi apresentado ao mercado em 1999, sendo fabricado até meados de 2005.

Na realidade, esse modelo era somente uma reestilização profunda da segunda geração, ou seja, não havia muitas diferenças. Talvez, a maior delas fosse a plataforma alongada, que deixava o conjunto óptico mais reto.

A quarta geração foi lançada em agosto de 2005, com um novo visual. O design se tornou mais arredondado, com a traseira com elementos circulares nas lanternas e aerofólio, integrado ao porta-malas.

Quinta geração: G5

Em junho de 2008, foi lançado o Gol G5, e assim a Volkswagen corrigiu os principais problemas relacionados ao acabamento do veículo, e retornou com suas características positivas.

O carro recebeu uma nova plataforma, com motor e câmbio posicionados transversalmente, uma largura maior e maior altura. Além de uma nova suspensão e sistema de direção, inspirados no Polo.

Gol 2021

A principal novidade da versão 2021 do Gol é a adição de itens de segurança, que são obrigatórios no mercado brasileiro. Isto significa que a Volkswagen foi obrigada a adotar essas medidas no veículo.

A partir deste ano, o hatch passará a dispor de cinto de segurança de três pontos, e encosto de cabeça para cinco passageiros, assim como fixação Isofix para a cadeirinha de crianças.

Além de estar mais robusto, com a dianteira totalmente redesenhada, ele passou a ter praticamente o mesmo conjunto do antigo Gol Track.

Qual o limpador de pára brisas indicado para o Gol?

É muito importante preocupar-se com a segurança do seu carro. Por isso, se você já tem um Gol em sua garagem, não esqueça de fazer a manutenção dos limpadores.
A Dyna oferece palhetas originais de fábrica para o Gol (Linha Slim Blade – SD7), que oferece alguns benefícios como:

  • Fabricada em termoplásticos de alta resistência;
  • Limpeza silenciosa e eficiente;
  • Mantém a originalidade do seu veículo;
  • Qualidade reconhecida;
  • Produto aprovado pelo fabricante.

Por isso, não pense duas vezes: exija peças originais Dyna para o seu automóvel! Entre em contato conosco pelo nosso site para adquirir.

Então, gostou dessas dicas? Conte-nos comentários! Compartilhe também em suas redes sociais, e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Os carros mais econômicos do primeiro semestre de 2024: os modelos com melhor consumo de combustível

Por denis
25 jun 2024
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
04/11/2024 @ 15:19
magnifiercross