+55 11 99998-6075

5 infrações de trânsito que podem levar à suspensão da CNH

Última atualização em:
11/06/2024

Se você dirige há algum tempo, sabe o quanto é ruim levar uma multa, não é mesmo? Afinal, existem as infrações que punem com um determinado valor cobrado e outras mais graves, que levam à suspensão da CNH.   

Pensando nisso, no post de hoje, trouxemos as 5 principais infrações de trânsito que podem suspender a Carteira Nacional de Habilitação para que você esteja atento. Confira a seguir!

Como funciona a suspensão da CNH?

A suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um transtorno sério que pode ser imposto aos motoristas que cometem infrações de trânsito graves ou reincidentes

Essa medida tem o objetivo de promover a segurança nas vias, desencorajando comportamentos imprudentes e negligentes.

Em geral, o tempo de suspensão da CNH dependerá da gravidade do delito cometido. Um exemplo, quando alguém não passa pelo teste do bafômetro, a carteira de habilitação pode ser suspensa e retida no fragrante, impedindo que o motorista dirija por 1 ano.

O processo de suspensão da CNH normalmente envolve as seguintes etapas:

  • Notificação: O condutor é notificado pelo Detran ou órgão de trânsito estadual;
  • Defesa prévia: Existe a chance de apresentar uma defesa prévia, contestando as infrações ou alegando irregularidades no processo;
  • Período de cumprimento da suspensão: Após o processo administrativo, se a suspensão for mantida, o condutor deverá entregar sua CNH ao Detran e cumprir o período de suspensão determinado.

Quais são as infrações que levam à suspensão?

Como dissemos, a suspensão da CNH é uma penalidade séria e aplicada quando o motorista comete infrações graves ou recorrentes. Abaixo, listamos 5 infrações de trânsito que podem levar à suspensão da CNH:

1 - Dirigir sob influência de álcool

Conduzir um veículo sob efeito de álcool ou drogas é uma das infrações mais graves. Além de colocar em risco a própria vida e a de terceiros, essa conduta pode resultar em prisão, multa e suspensão da CNH.

2 - Excesso de velocidade

Ultrapassar os limites de velocidade específicos nas vias é uma infração comum que pode resultar na suspensão da CNH, principalmente se o condutor for flagrado em alta velocidade.

3 - Promover rachas

Motoristas que participam de rachas também podem perder a CNH, de acordo com o artigo 174 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

4 - Fuga do local do acidente

Deixar o local de um acidente sem prestar socorro à vítima ou sem aguardar a chegada da autoridade de trânsito, é uma infração grave que pode levar à suspensão da CNH, além de outras sanções legais.

5 - Dirigir sem estar habilitado

Dirigir sem habilitação válida ou com a CNH suspensa é uma infração que pode resultar na suspensão do direito de dirigir

É importante lembrar que a habilitação é concedida após a aprovação em exames que atestam a capacidade do condutor. Portanto, não ter a carteira de habilitação é ilegal e perigoso.

O que fazer para recuperar a CNH?

Para recuperar a CNH, além de cumprir o período concedido de afastamento, é indicado ao motorista a realização de um curso de reciclagem de 30 horas, bem como uma prova teórica.

Esse curso pode ser feito online ou presencial, visando o conhecimento sobre direção defensiva, além da legislação de trânsito e primeiros socorros

Já a prova deverá ser presencial e assim que aprovado, o motorista recebe um certificado por haver cumprido o seu dever.

Após o prazo de suspensão, deve ser feito um agendamento para a recuperação e no mesmo dia, o certificado precisa estar em mãos. 

Agora conte-nos: já teve problemas com a sua CNH devido à alguma infração? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
11/06/2024 @ 16:13
magnifiercross