+55 11 99998-6075

Afinal, para que serve o radiador do automóvel?

Última atualização em:
03/06/2024

Uma das peças pouco lembradas pelos proprietários de um automóvel é o radiador, também conhecido como sistema de arrefecimento, que pode ser encontrado em todos os motores de veículos que são refrigerados à água.

Mas afinal, para que serve esse item? Se você não sabe ao certo a função do radiador, no post de hoje, explicaremos em detalhes a importância do radiador e como ele funciona. Acompanhe!

Radiador: o que é? 

O radiador do automóvel é uma parte fundamental do sistema de ventilação do motor e desempenha um papel crucial no funcionamento adequado do veículo. 

Existem alguns modelos de radiadores que apresentam ventoinhas para auxiliar no resfriamento do líquido. No caso do radiador automotivo, há um conjunto de ventoinhas que, junto ao ar, resfriam o veículo até mesmo em movimento.

O mais utilizado é o de arrefecimento, que geralmente é instalado na parte frontal do veículo, conectado por cabos ao motor. Ele possui uma mistura de água com aditivos, responsáveis pelo aquecimento.

Como funciona o radiador?

Conforme dissemos, o radiador é parte integrante do sistema de exaustão do motor e funciona em conjunto com outros componentes, como bomba de água, termostato e ventoinha

Seu papel é resfriar o líquido de ventilação que circula pelo motor. Isso é feito da seguinte maneira:

Circulação do líquido de resfriamento

Um líquido de resfriamento (geralmente uma mistura de água e aditivos) circula pelo motor através de uma série de canais. Esse líquido absorve o calor gerado pelo motor na medida em que passa pelas áreas mais quentes.

Transferência de calor para o radiador

O líquido de aquecimento flui até o radiador, que é um dispositivo projetado para facilitar a troca de calor. O radiador é geralmente localizado na parte frontal do veículo, onde pode receber um fluxo de ar fresco.

Dissipação de calor

O radiador possui uma série de tubos e aletas que aumentam a área de superfície em contato com o ar. Isso permite que o calor do líquido de aquecimento seja transferido para o ar ambiente. A ventoinha do radiador, quando necessário, ajuda a aumentar o fluxo de ar.

Resfriamento do líquido de resfriamento

À medida que o líquido de resfriamento libera calor para o ar, ele é resfriado e  redirecionado de volta para o motor, continuando o processo. Esse ciclo de circulação continua enquanto o motor está em funcionamento.

A importância da temperatura adequada

Manter o motor em uma temperatura específica é essencial para o funcionamento eficaz e a longevidade do veículo. Se o motor ficar muito quente, pode ocorrer uma série de problemas, que incluem:

  • Danos às partes do motor devido ao superaquecimento;
  • Desgaste prematuro de óleo e componentes.;
  • Redução da eficiência do combustível;
  • Emissões superiores de poluentes.

Por outro lado, se o motor estiver muito frio, pode ocorrer uma queima incompleta de combustível, o que também pode afetar níveis de desempenho e economia.

Como vimos, o radiador é o que influencia diretamente no funcionamento do veículo, sendo de extrema importância

Comente abaixo se você já teve problemas com esse item ou se apresenta outras dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
03/06/2024 @ 10:06
magnifiercross