Quem nunca precisou pegar a estrada na chuva e teve que enfrentar contratempos, não é mesmo? Com certeza esse é um dos maiores desafios para os motoristas. Mas, então, o que fazer para dirigir com segurança em tempos chuvosos?
No post de hoje, você vai conferir 5 dicas que podem te ajudar a conduzir o seu veículo com um pouco mais de tranquilidade em dias de chuva. Acompanhe a seguir!
Antes de destacar o que pode ser feito para dirigir com segurança em tempos chuvosos, vamos falar sobre os riscos que se pode enfrentar durante o trajeto.
Em muitas regiões do país, principalmente em estações mais quentes e abafadas do ano, é comum que chova e os motoristas encontrem uma pista molhada.
Diante dessas condições climáticas, algumas situações de risco podem ocorrer, entre elas a baixa visibilidade do condutor, que se compromete devido ao acúmulo de água no para-brisas. O vidro também tende a ficar bastante embaçado, diminuindo ainda mais a visão.
Além da aquaplanagem, ou seja, quando o veículo passa sobre uma camada de água, fazendo com que os pneus percam a aderência com o solo. Em geral, isso acontece quando os mesmos já sofreram desgastes.
E claro, o problema com a alta velocidade, uma vez que alguns motoristas não respeitam o clima e andam ‘a mil por hora’, até mesmo quando a pista está molhada, elevando as chances de derrapagem e perda do controle da direção.
Já vimos que chuva e direção é uma combinação complexa, mas muitas vezes necessária, afinal, nem sempre é possível esperar a chuva passar, principalmente se for uma emergência.
Pensando nisso, trouxemos 5 dicas para te ajudar a dirigir com segurança nessas condições climáticas.
Mesmo sendo fundamentais para manter a iluminação no trajeto, os faróis também podem oferecer riscos em tempos chuvosos. Isso porque eles refletem a luz nas gotas de chuva, algo que afeta a visão. Por isso, neste caso, é importante manter os faróis baixos.
A chuva deixa a pista molhada e escorregadia, então, conforme dissemos, a alta velocidade pode colocar sua vida e dos passageiros em risco. Deve-se diminuir a velocidade aos poucos e não frear impulsivamente.
Em uma pista seca, o ideal é manter até 2 segundos de diferença em relação ao veículo à frente. Durante a chuva, deverão ser 4 segundos, caso seja necessário frear de maneira brusca. A distância mínima deve ser de 10 metros.
Quando ocorre a aquaplanagem, também surge a impressão de que o carro está flutuando. Se isso acontecer, busque manter o volante em linha reta e tire o pé do acelerador para criar estabilidade. Evite frear para não resultar em uma capotagem.
A manutenção preventiva é muito importante para manter seu carro mais seguro. Respeite o cronograma e faça a avaliação com frequência. Foque também no para-brisas, pois esse é um item indispensável em dias de chuva.
Viu só? É possível dirigir com segurança em tempos chuvosos e seguindo todas essas dicas, o trajeto será mais tranquilo.
Gostou do conteúdo? Possui mais alguma dúvida? Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos!