Os pneus são itens essenciais e importantes para um veículo devido à sua estabilidade, desempenho e poder de frenagem. Mas, para garantir sua vida útil são necessários alguns cuidados específicos.
No post de hoje, vamos destacar os 5 principais cuidados que você deve ter com os pneus do seu carro. Acompanhe os detalhes a seguir!
Nem sempre os pneus recebem os devidos cuidados. Isto porque muitos proprietários acabam dando mais atenção para outros itens, preocupando-se apenas quando a vida útil do pneu já chegou ao fim.
Porém, é importante lembrar que além de serem responsáveis pelo contato do veículo com o solo, os pneus também precisam ser bem conservados para garantir a segurança durante os trajetos.
Além disso, se não estiverem de acordo com as especificações necessárias, o veículo pode sofrer um grande desgaste que, consequentemente, pode gerar acidentes.
Conforme dissemos, os pneus também precisam de cuidados para que, de alguma forma, aumentem a sua durabilidade e não ofereçam riscos. A seguir, separamos 5 cuidados específicos para você colocar em prática:
Os pneus dianteiros e os traseiros estão sujeitos a cargas diferentes. Assim sendo, não conseguem suportar da mesma maneira as frenagens. Por isso, deve ser feito o rodízio, que garantirá equilíbrio e poderá aumentar a durabilidade.
Ao realizar o rodízio e notar que o veículo está puxando somente para um dos lados, ou dando sinais de trepidação, o alinhamento pode fazer com que ele não se desloque para o lado, mantendo-o em linha reta.
Os pneus devem ser calibrados com frequência. No manual do fabricante é possível encontrar a calibração ideal para o modelo do seu veículo.
Caso o pneu esteja abaixo da pressão estipulada, provavelmente a vida útil será menor, algo que também pode interferir no aumento do consumo de combustível. Então, fique atento a este detalhe!
Uma freada brusca pode contribuir para o desgaste dos pneus e quanto mais forte, maior o dano causado. Portanto, deve ser evitada!
Também é importante lubrificar as porcas dos pneus para evitar que fiquem enferrujadas e exista algum problema durante a troca.
Você já conhecia todos esses cuidados? Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo!