+55 11 99998-6075

Gasolina ou etanol: qual o mais vantajoso para abastecer?

Última atualização em:
03/06/2024

Há algum tempo, surgiu no mercado automotivo o carro flex, um veículo movido tanto à gasolina, quanto etanol. Desde o seu lançamento, muitos motoristas passaram a questionar qual seria a melhor opção para abastecer:  gasolina ou etanol? 

E esse é o tema do post de hoje! Continue nos acompanhando para descobrir qual deles é o mais vantajoso.

Existem diferenças entre gasolina e etanol?

Talvez você não veja diferença entre os combustíveis, mas saiba que sim, existem alguns fatores que os diferenciam.

A principal diferença está na origem de cada um deles. Isso porque, enquanto a gasolina vem do petróleo, o etanol possui origem vegetal, produzido por meio de recursos como a cana-de-açúcar.

Com relação à eficiência energética acontece o contrário, uma vez que o etanol apresenta um rendimento menor do que a gasolina, algo que gera, consequentemente, um impacto econômico direto para quem for abastecer.

Gasolina x Etanol: qual vale mais a pena?

Não é de hoje que o valor do combustível vive sofrendo alterações. E mesmo diante dos altos e baixos, você sabia que é possível descobrir qual dos combustíveis vale mais a pena? 

Pensando no lado econômico, podem ser feitos alguns cálculos em uma espécie de ‘calculadora de álcool e gasolina’, disponibilizada por alguns aplicativos e sites.

Geralmente, o cálculo padrão é do Inmetro e indica que, para saber se o etanol possui alguma vantagem sobre a gasolina, o preço do litro deve ser dividido pelo preço do litro da gasolina. Esse valor precisa ser inferior ou igual a 0,7 ou 70%.

Um exemplo: quando o valor do etanol está em torno de R$ 4,05 e o preço da gasolina por R$ 5,33. O resultado dessa divisão é de 0,75. Seguindo o cálculo básico e sem considerar o modelo do veículo, seria mais vantajoso abastecer com gasolina.

Porém, se levar em conta a evolução dos automóveis e motores, esses números podem sofrer variações.

Outro cálculo que pode ser feito é a divisão do desempenho do etanol sobre o desempenho da gasolina (caso o seu veículo percorra 7,2 km/litro com álcool e 10 km/l com gasolina). Desta forma, então, teremos 0,72 ou 72% de rendimento maior do etanol, sendo 7,2 dividido por 10. 

De maneira geral, então, podemos dizer que tudo dependerá do resultado de um desses cálculos. Porém, se você levar em consideração as questões ambientais, o etanol é mais vantajoso, por ser renovável e prejudicar menos o meio ambiente.

Gostou do conteúdo? Conte-nos a sua opinião sobre o assunto. Prefere gasolina ou etanol? 

Deixe um comentário abaixo e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
03/06/2024 @ 10:06
magnifiercross