+55 11 99998-6075

Você sabe qual a função da direção hidráulica de um veículo?

Última atualização em:
03/06/2024

Fazer curvas mais fechadas ou estacionar o carro são ações que exigem esforço, até mesmo quando o volante é mais leve. E para que isso seja feito de maneira mais tranquila e menos exaustiva, a maioria dos veículos possui direção hidráulica.

A imagem mostra o motor de um carro, com seus cilindros e pistões visíveis, montado em uma estrutura metálica, que fica conectada ao chassi do carro.

Ainda assim, muitos motoristas não entendem a sua função. No post de hoje, vamos esclarecer essa dúvida. Continue nos acompanhando!

Afinal, como funciona a direção hidráulica? 

A direção hidráulica é um sistema que visa reduzir o esforço físico necessário para girar as rodas do veículo, especialmente em baixas velocidades e ao fazer manobras.

Basicamente, funciona com uma bomba acionada pelo motor do veículo. A mesma bombeia o fluido do reservatório, que segue para a caixa de direção, responsável por direcionar o fluido para o cilindro hidráulico.

Desta forma, quando o motorista gira o volante, um sensor é acionado na caixa de direção, detectando o movimento e enviando um sinal até a bomba hidráulica, que logo aumenta sua pressão.

Essa ação faz com que as rodas girem exatamente na direção que o condutor deseja e o sistema apresenta um reservatório de fluido, sempre lubrificado e resfriado.

Principais componentes da direção hidráulica

São vários os componente da direção hidráulica, entre os principais podemos destacar:

  • Bomba hidráulica: 
  • Fluido hidráulico;
  • Caixa de direção;
  • Cilindros de assistência;
  • Mangueiras hidráulicas.

A direção hidráulica oferece benefícios? 

Apesar de se diferenciar de outros sistemas em algumas características, a direção hidráulica proporciona excelentes benefícios, tais como:

Facilidade de manobra

A principal vantagem é a facilidade de manobra do veículo. Com a assistência hidráulica, é necessário menos esforço físico para girar o volante, o que facilita as manobras, especialmente em baixas velocidades e ao estacionar.

Redução do desgaste físico

A assistência hidráulica reduz a quantidade de força física necessária para operar o volante, o que é benéfico para motoristas com mobilidade limitada ou que precisam dirigir por longos períodos.

Segurança

Outra vantagem importante é a capacidade de manobrar o veículo com mais facilidade, que também contribui com a segurança. O motorista pode reagir mais rapidamente a situações de tráfego, como desviar de obstáculos ou corrigir o trajeto em casos de emergência.

Vida útil longa dos pneus

Como a direção hidráulica facilita as manobras, os pneus não sofrem muito desgaste. Sendo assim, sua vida útil se torna mais longa.

Manutenção da direção hidráulica

Para manter o bom funcionamento, a direção hidráulica precisa de manutenção. É importante se certificar que o nível do fluido segue dentro das especificações recomendadas pelo fabricante. 

Também é necessário verificar se há vazamentos nas mangueiras, conexões e na caixa de direção hidráulica, pois isso pode levar à perda de fluido e comprometer o desempenho do sistema.

A correia que aciona a bomba de direção hidráulica deve ser inspecionada regularmente e as rodas alinhadas e equilibradas, para garantir um desgaste uniforme e reduzir o estresse sobre a direção.

Caso você não tenha experiência em manutenção de direção hidráulica, o ideal é procurar a assistência de um profissional qualificado.

Se possui outras dúvidas, comente abaixo e compartilhe o conteúdo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
03/06/2024 @ 10:06
magnifiercross