+55 11 99998-6075

Quais sinais indicam que o fluido de freio está baixo?

Última atualização em:
21/06/2024

Você já deve ter ouvido falar que o fluido de freio é essencial para o funcionamento do veículo, não é mesmo? Afinal, ele é o responsável por transmitir a pressão entre o pedal até as rodas, fazendo com que o carro pare no momento necessário.

Mas, o que acontece quando o nível de fluido do freio está baixo? No post de hoje, vamos falar sobre os sinais que indicam esse problema. Acompanhe!

Como funciona o fluido de freio?

Conforme dissemos, o sistema de freios é uma parte importante e indispensável em um automóvel. Isso porque, por meio da frenagem, é possível controlar a velocidade, garantindo a segurança dos passageiros. 

E para que esse processo funcione de maneira correta, o fluido de freio é fundamental. Ele é um componente utilizado em sistemas hidráulicos de frenagem, com a função de transferir para as lonas e pastilhas a pressão que é colocada sobre o pedal. 

Desta forma, ocorre uma pressão que ajuda a reduzir de maneira gradativa a rotação das rodas. Além de lubrificar os componentes do sistema, prevenindo a corrosão das outras peças.

Como saber quando o fluido de freio está baixo?

Existem alguns sinais que indicam quando o fluido de freio está baixo e que nem sempre são detectados facilmente. A seguir, vamos destacar os principais para te ajudar a identificá-los!

Vazamento de fluido

Um dos principais motivos para o nível de fluido de freio estar baixo é o vazamento, uma vez que pode vazar por diferentes partes do sistema de freios, como cilindros, tubulações e conexões. 

Se você notar manchas no solo ao estacionar o carro, é importante levar o veículo a um mecânico especializado o mais rápido possível.

Pedal de freio mais baixo 

Outro sinal é a sensação de que o pedal está mais baixo e esponjoso. Isso acontece porque o fluido é responsável por transmitir a pressão exercida no pedal até as rodas. 

Quando o nível de fluido está baixo, a pressão não é transmitida de forma eficiente, resultando em um pedal mais baixo e com menos resistência.

Luz de advertência no painel

Muitos veículos apresentam uma luz de advertência no painel, que acende quando o nível de fluido do freio está baixo. 

Essa luz pode variar de cor e formato, mas geralmente é vermelha e tem o desenho de uma lâmpada ou de um líquido. 

Se acender no painel do seu carro, é um sinal de que você precisa verificar o nível de fluido de freio.

Dificuldade em parar o veículo

Outro sinal de que o fluido de freio está baixo é a dificuldade em parar o veículo. Se estiver abaixo do recomendado, a pressão exercida no pedal de freio não é suficiente para acionar corretamente as pastilhas de freio, resultando em uma menor capacidade de frenagem. 

Ruídos ao frear

Por fim, um sinal que muitas vezes é ignorado é a ocorrência de ruídos estranhos ao frear. Quando o nível de fluido está baixo, pode ocorrer a formação de bolhas de ar no sistema de freios, o que causa ruídos ao acionar o pedal. 

Agora você já sabe quais são os sinais de que o fluido de freio está baixo. Então, fique atento e se necessário, busque um mecânico especializado para realizar os devidos reparos.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross