+55 11 99998-6075

Como saber se os freios do carro estão falhando?

Última atualização em:
03/06/2024

Todo automóvel pode apresentar falhas, não é mesmo? E muitas vezes, isso ocorre nos freios do carro, sinalizando um grande problema para os condutores. 

Se você dirige há algum tempo e ainda não conhece os sinais que indicam problemas nos freios, acompanhe o post a seguir para mais detalhes! 

Para que servem os freios do carro?

Os freios do carro são conhecidos como sistemas que permitem ao motorista controlar a velocidade e parar o veículo de maneira segura

Basicamente, eles têm a função de converter a energia cinética em térmica, dissipando calor. Existem vários componentes principais em um sistema de freios, incluindo: 

  • Disco de freio: Os discos de freio são montados nas rodas e giram com elas;
  • Pastilhas de freio: As pastilhas são introduzidas em pinças que se encaixam sobre os discos de freio;
  • Pinças de freio: São responsáveis ​​por conter as pastilhas de freio e aplicar a pressão necessária, para que elas entrem em contato com os discos;
  • Fluidos de freio: O sistema de freio utiliza fluidos, como o DOT 3, DOT 4 ou DOT 5.1, para transmitir a força do pedal do freio para as pinças;
  • Cilindro mestre: Um componente do sistema de freio que recebe a pressão do pedal e transfere para as pinças ou sapatas de freio, permitindo que o motorista controle a força de frenagem.

Quais os problemas mais comuns dos freios?

Mesmo que aconteçam de maneiras diferentes, alguns problemas nos freios do carro são bastante comuns e merecem atenção, como por exemplo:  

Desgaste das pastilhas 

As pastilhas se desgastam ao longo do tempo, devido ao atrito com os discos de freio. Quando muito desgastadas, não proporcionam a frenagem necessária, aumentando a distância de parada.

Vazamento de fluido 

O fluido de freio é importante para o funcionamento adequado de todo o sistema. Quando ocorrem vazamentos, os mesmos podem resultar na diminuição da pressão e eficiência de frenagem.

Problemas no cilindro mestre

O cilindro mestre é uma parte do sistema de freio que controla a pressão do fluido. Problemas nessa peça podem levar a uma perda de pressão, reduzindo a capacidade de frenagem.

Falha nos freios: sinais de alerta 

Quando os freios do carro apresentam falhas, os riscos de acidentes podem aumentar. Por isso, é fundamental estar atento aos sinais. Abaixo, separamos algumas dicas para identificar se os freios estão falhando: 

Barulhos anormais

Se você ouvir ruídos como chiados, rangidos, ou qualquer som estranho ao pressionar o pedal de freio, pode ser um sinal de desgaste nas pastilhas de freio ou outros componentes do sistema.

Trepidação no pedal

A trepidação só é normal quando o veículo possui freios ABS e a freada é brusca. Em outros momentos, pode ser um indício de falhas no sistema de frenagem (tambores, discos, cubos de roda, entre outros), rolamentos ou suspensão.

Luz acesa no painel

A maioria dos carros modernos está equipada com uma luz no painel, que acende quando há um problema no sistema de freio. Se essa luz for acesa, é importante investigar imediatamente a causa, pois podem ser falhas.

Ao notar algum desses sinais, é importante levar o carro a um mecânico de confiança para avaliação e reparo imediato. 

Vale lembrar que, a manutenção preventiva e a atenção constante ao sistema de freio, são essenciais para garantir a segurança na estrada.

Possui outras dúvidas? Deixe um comentário abaixo e compartilhe o conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
03/06/2024 @ 10:06
magnifiercross