+55 11 99998-6075

Quais são os riscos ao trafegar com o para-brisa trincado? 

Última atualização em:
21/06/2024

Trafegar com o para-brisa trincado oferece risco de ocorrência de acidente porque ele prejudica a visibilidade. Sem falar que pode acabar quebrando por completo e atingindo as pessoas que estão dentro do carro. Além do fato de ser uma infração passível de multa, entre outros problemas.

A imagem mostra uma BMW e um parabrisa

Não dá para negar que a troca do para-brisa trincado pode ser bem custosa, em especial para quem não tem seguro. Além disso, é preciso tirar um tempo para levar o carro até o mecânico e, às vezes, a rotina é tão corrida que não dá para fazer isso de imediato.

Mas é fundamental ter consciência de que rodar por aí com o para-brisa trincado é um risco muito grande. São vários os problemas que podem acontecer por causa desse dano, e neste artigo nós listamos alguns deles para você entender a importância de cuidar do para-brisa e fazer a troca o quanto antes. Confira.

Prejudica a visibilidade

Para realizar uma direção segura, é muito importante que o motorista tenha total visibilidade de tudo aquilo que acontece ao seu redor. Por isso, qualquer problema que ocorra com os vidros tende a prejudicar a visão que ele tem.

O para-brisa trincado é um problema grave porque atrapalha bastante a visibilidade e pode fazer com que o motorista não enxergue, ou não consiga perceber com clareza, o que está acontecendo no trânsito.

Aumenta os riscos de acidente

Esse fator é uma consequência daquilo que explicamos no tópico anterior. Afinal, se o motorista tem a visibilidade prejudicada, isso tende a aumentar de forma significativa os riscos de ocorrência de acidente.

Ele pode não ver com clareza os pedestres ou animais que atravessam a rua. Também pode ser difícil perceber as placas de sinalização e tudo mais que acontece ao seu redor, dificultando o tempo de reação.

Reduz a segurança do carro

O para-brisa trincado já está comprometido. Mesmo que seja um dano pequeno, a estrutura dele já não está como antes, por isso, a segurança do carro é reduzida em função da trinca.

Pode acontecer, por exemplo, de em uma batida o para-brisa não suportar o impacto e acabar se despedaçando por completo, aumentando as chances de você e os seus acompanhantes sofrerem algum tipo de lesão. 

É passível de multa

O Conselho Nacional de Trânsito afirma que trafegar com o para-brisa trincado afeta de forma direta a segurança do motorista e de seus passageiros. Sendo assim, é considerado uma infração grave. Isso significa que o motorista terá cinco pontos em sua carteira de habilitação e ainda precisará pagar multa.

Sem falar que o veículo será apreendido até que o problema seja solucionado. Vale ressaltar que a apreensão rende ainda outros prejuízos financeiros, já que é preciso pagar o tempo que o carro permanece no pátio.

A resistência ao vento é menor

Essa situação é percebida, principalmente, quando o veículo está em velocidades mais altas. Isso porque o ar oferece certa resistência, dificultando a movimentação do veículo. Logo, acontece uma determinada pressão sobre ele.

O para-brisa é uma área que recebe de forma mais intensa essa resistência do ar. Quando ele está trincado, fica fragilizado. Por isso, a pressão exercida pelo vento pode fazer com que a trinca aumente cada vez mais. Dependendo da gravidade do dano, pode ser que o vidro acabe se quebrando por completo.

O problema pode se tornar grave muito rápido

Talvez tenha aparecido uma pequena trinca no para-brisa, o que nem sempre desperta grande preocupação, pois não atrapalha muito a visibilidade e parece ser inofensivo. Porém, mesmo um dano menor pode ser um sério comprometimento para a estrutura do vidro.

O para-brisa trincado, mesmo que pouco, pode sofrer um grande dano de forma rápida. A tendência é de que essa trinca aumente cada vez mais porque naquele ponto existe uma resistência menor do vidro. Como ele não consegue suportar a pressão, ela acaba se dissipando e aumentando a trinca cada vez mais. Isso pode acontecer rápido, e algo que poderia ser um pequeno reparo tende a exigir a troca do para-brisa.

Percebeu como o para-brisa trincado pode ser um grande problema para você? Então, a melhor alternativa é, mesmo que o dano seja pequeno, buscar o suporte de um especialista no assunto para resolver o quanto antes. Assim você evita prejuízos maiores e até mesmo acidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross