+55 11 99998-6075

Entenda a função e importância do uso do estepe

Última atualização em:
13/06/2024

A função do estepe é substituir uma roda original quando ela já não está em condições de uso. Ao mesmo tempo, trata-se de um equipamento obrigatório que precisa estar presente em todos os carros para que o condutor não cometa infração grave.

A imagem ilustra 3 pneus empilhados e um outro pneu apoiado neles

O estepe é um pneu sobressalente que já estava disponível até mesmo nos modelos mais antigos de automóveis. Ele tem uma função fundamental, e é por isso que não se pode rodar por aí sem ter um. Afinal, ele é obrigatório em todos os carros.

Já podemos perceber que esse pneu sobressalente tem um papel muito importante, Mas qual é a real função que ele exerce? Neste artigo apresentamos algumas informações sobre o assunto para você entender definitivamente a importância de manter o estresse em bom estado e à disposição. Confira!

Qual é a real função do estepe?

Pode até parecer que o estepe está ali só para ocupar espaço no porta-malas ou para fazer peso no carro. Mas, na verdade, esse pneu sobressalente não pode faltar, já que ele faz toda a diferença para promover a segurança e a tranquilidade para quem dirige.

A função do estepe é estar à disposição caso seja necessário substituir uma das rodas que estão instaladas no automóvel. Pode ser, por exemplo, por causa de um furo, um vazamento ou qualquer outro problema que impeça usar uma determinada roda.

O estepe entra em ação para que não seja necessário ficar parado na estrada, chamar um guincho ou qualquer outro tipo de ajuda imediatamente. Assim, é possível fazer a substituição da roda com problema com total tranquilidade para seguir viagem.

Por que é estepe é tão importante?

Ter um estepe é muito importante para que o motorista não acabe ficando na mão por causa de pneu furado. Quando essa roda sobressalente recebe manutenção e está em boas condições, substitui perfeitamente a outra que não pode ser utilizada naquele momento.

Além de você não perder muito tempo do seu dia em função de um problema tão pequeno, isso também é uma forma de cuidar da própria segurança. Afinal, ficar parado na estrada em exposição e esperando por socorro traz o risco de ser assaltado, por exemplo. 

Não podemos esquecer, é claro, do que foi citado na introdução: o estepe é um item obrigatório. O condutor que circula sem esse equipamento comete infração grave. Logo, terá que pagar multa, contará pontos na carteira de habilitação e o veículo ainda poderá ficar retido até que a situação seja regularizada. 

O estepe temporário é seguro?

Já há alguns anos que diversos modelos de automóveis têm saído das montadoras com o estepe temporário. No começo ele causou bastante estranheza, e nem todo mundo já se habituou. Afinal, trata-se de um pneu bem mais fino do que os demais.

A redução do tamanho aconteceu para que o pneu sobressalente não ocupasse tanto espaço nos veículos. Assim, pode ser melhor acomodado, além de ser mais leve, evitando peso extra no carro. Mas a questão, na verdade, é se esse tipo de estepe é realmente seguro. A resposta é sim e não.

O estepe temporário é de fato muito seguro quando utilizado da maneira correta. Ele não pode substituir de forma definitiva a roda original. O ideal é usar apenas para chegar até uma oficina mecânica ou um borracheiro. Além disso, ele foi projetado para rodar em velocidades mais baixas. Portanto, não podemos ultrapassar 80 km/h com o estepe temporário. 

Seguindo essas duas regras principais, esse pneu sobressalente é seguro. Mas se você exagerar na velocidade o risco de acidente é grande. A área de contato do estepe temporário com o terreno é menor, e isso prejudica a estabilidade do veículo.

Vale ressaltar que o estepe, tradicional ou temporário, deve estar em boas condições de rodagem, já que não podemos adivinhar quando ele será necessário. Então, tenha atenção à calibragem, à banda de rodagem e à qualidade da borracha para que você não encontre problemas se precisar usá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
13/06/2024 @ 18:12
magnifiercross