Os pneus são uma parte muito importante de um veículo, pois contribuem com o desempenho, estabilidade e frenagem, garantindo segurança a cada trajeto. Porém, é necessário estar atento às suas condições, pois um pneu careca pode causar problemas.
No post de hoje, falaremos sobre o assunto! Continue nos acompanhando para entender por que um pneu careca pode ser prejudicial.
Um pneu careca, geralmente, demonstra que perdeu suas características originais quando já não garante o atrito da borracha com o solo.
Em outras palavras, a banda de rodagem do pneu é a base que toca o solo e suporta o peso do veículo, passageiros e a carga.
A partir do momento em que a banda fica abaixo do valor indicado, com certeza o pneu já não possui mais suas funções de fábrica, mostrando que se tornou um pneu careca.
Uma outra forma de saber se o pneu está careca é através do marcador, conhecido como TWI (“Indicador de Desgaste do Pneu”). O mesmo costuma aparecer na maioria dos pneus e apresenta uma marca indicando 1,6 mm. Essa marca significa que a vida útil do pneu chegou ao fim, ou seja, desgaste total.
Se não houver o TWI no conjunto dos pneus, você poderá notar o desgaste com um medidor de profundidade de sulcos. Atualmente, no mercado automotivo, o aparelho pode ser encontrado em sua forma manual ou eletrônica.
São diversos os riscos ao trafegar com o pneu careca. Justamente por isso, a própria Legislação Brasileira (artigo 4º da Resolução 558/80 do CONTRAN) proíbe que o condutor faça viagens com os pneus em estado inapropriado. Entre os principais riscos, estão:
Essa é uma das principais características de um pneu careca. Quando existe desgaste na borracha, ela reduz o atrito e faz com que o carro percorra uma distância maior, mesmo após o freio ter sido pressionado.
Em situações onde é necessário frear de forma rápida, as chances de acidentes são maiores, principalmente por esse tempo de resposta. Muitas vezes, é preciso usar um freio de mão e o risco de derrapar também aumenta, devido a falta de atrito.
Ocorre quando uma camada de água é formada entre os pneus e o solo. Como os sulcos são estratégicos para drenar a água, se estiverem desgastados, o veículo acaba perdendo o contato com o solo e desliza sem controle.
Se o pneu estiver careca, a pressão se perde mais rapidamente e diminui a resistência do impacto. Isso significa que o veículo irá balançar mais e desgastar outras peças, fazendo com o alinhamento não cumpra sua função corretamente.
O tráfego com pneu careca pode gerar uma multa em torno de R$195,23 e a perda de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, o automóvel também pode ser retido.
Agora que você já conhece os sinais de um pneu careca e sabe quais os riscos que ele oferece, fique atento e não deixe que problemas maiores aconteçam!
Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!