Quando o assunto é segurança do veículo, a palheta do para-brisa é um dos itens mais lembrados. Mas ao longo do tempo, ela pode sofrer desgastes que a levam a ser substituída. Então surge a pergunta: o que pode ser feito para aumentar a vida útil?
Falaremos sobre esse assunto no post de hoje! Continue nos acompanhando para descobrir!
Como dissemos, a palheta do para-brisa é caracterizada como um dos itens fundamentais para a segurança de um automóvel, principalmente quando o clima não está favorável, ou seja, bastante chuvoso.
Além disso, trafegar com a palheta em más condições pode gerar acidentes e multas para o condutor. Por isso, é necessária a substituição e a mesma deve ser feita ao menos uma vez por ano.
Fique atento também aos sinais de que a palheta do para-brisa está desgastada e deve ser efetuada a troca, como por exemplo:
Embora sua vida útil possa variar, os fatores climáticos e o tempo de uso devem ser levados em consideração, pois são responsáveis por danificar a borracha de um jeito mais rápido.
Porém, existem meios de aumentar a vida útil da palheta do para-brisa do seu veículo, conforme explicaremos a seguir.
Aumentar a vida útil da palheta do para-brisa é mais simples do que você imagina! Para que ela funcione por mais tempo e não ocorra nenhum problema, ao lavar o carro passe um pano úmido (somente com água) nas lâminas de borracha.
O uso de produtos químicos e querosene devem ser evitados na lavagem, pois danificam a borracha.
Para remover as sujeiras mais pesadas e ajudar no acabamento final, você pode utilizar um produto específico, como o Limpa Para-Brisa Dyna.
Além disso, é importante lembrar que a palheta deve ser utilizada em uma velocidade correta. Desta forma, será possível evitar deformações ou quebras.
Tenha em mente que, quando há pouca chuva, a velocidade deve ser menor. Com muita chuva, a velocidade precisa ser maior para realizar uma limpeza mais eficaz.
Por fim, mesmo sendo menos acionadas, as palhetas traseiras também necessitam de cuidados. Portanto, se você quer aumentar a durabilidade das palhetas do seu carro, todas essas dicas devem ser seguidas.
Gostou do conteúdo? Possui outras dúvidas sobre o assunto?
Deixe um comentário abaixo e compartilhe!