+55 11 99998-6075

Motor fundido: quais sinais indicam o problema e como resolver?

Última atualização em:
21/06/2024

A maioria dos problemas que ocorrem com os veículos é a falta de manutenção preventiva, virando uma grande dor de cabeça para o proprietário. Esse é o caso do motor fundido, que sinaliza a necessidade de reparos o mais rápido possível. 

Mas, como saber se o motor apresenta esse tipo de problema e o que deve ser feito? No post de hoje, vamos esclarecer essas dúvidas. Acompanhe a seguir!

Motor fundido: o que é?

Quando um motor está "fundido", significa que alguns de seus componentes foram danificados, pois já atingiram uma temperatura de fusão.  

Por conta disso, o condutor tenta dar a partida no carro, porém ocorre uma trava no motor, que já não funciona como deveria.

Geralmente, isso acontece devido a algum tipo de falha interna que resultou em danos significativos aos seus componentes, como pistões, bielas, válvulas, cabeçotes, entre outros. 

Esses danos podem ser tão extensos que a única opção viável é substituir o motor inteiro, ou realizar reparos extensivos.

O que indica que o motor está fundido? 

Reconhecer os sinais de um motor fundido pode otimizar tempo, dinheiro e frustrações. Abaixo, destacamos os principais indícios do problema: 

Superaquecimento frequente

Se o motor está superaquecido e isso acontece com frequência, pode ser um sinal de problemas internos graves, como um vazamento de cabeça do cilindro ou falha no sistema de arrefecimento, que é o responsável por manter o constante trabalho do motor, em temperatura correta.

Ruídos incomuns

Chiado ou qualquer outro barulho anormal que venha do motor, pode indicar problemas como a falta de lubrificação, pistões batendo ou peças soltas.

Problemas com a lubrificação

Esse é um dos principais sinais de problemas no motor e pode ocorrer por conta do baixo nível ou troca irregular de óleo, que leva ao contato direto com as peças e consequentemente, aumenta a temperatura.

Má qualidade do combustível

Não parece comum, mas ao abastecer em postos de gasolina desconhecidos, as chances de se deparar com gasolina adulterada são grandes. Logo, as peças podem ser prejudicadas, levando o motor à fundição.

Como resolver esse problema?

O automóvel deve ser levado para a oficina. Antes de iniciar qualquer reparo, provavelmente, será avaliada a extensão dos danos provocados ao motor, algo que pode exigir desmontagem parcial ou completa para inspeção visual.

Dependendo do tipo e da extensão do dano, pode ser necessário substituir ou reparar várias peças do motor, incluindo pistões, anéis de pistão, bielas, virabrequim, cabeçote, válvulas, entre outros.

Além da manutenção preventiva regular, que é de extrema importância para evitar problemas futuros e garantir uma vida útil prolongada ao motor do veículo.

Você já sofreu com problemas como o motor fundido em seu automóvel? Possui outras dúvidas? Deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross