A maioria dos problemas que ocorrem com os veículos é a falta de manutenção preventiva, virando uma grande dor de cabeça para o proprietário. Esse é o caso do motor fundido, que sinaliza a necessidade de reparos o mais rápido possível.
Mas, como saber se o motor apresenta esse tipo de problema e o que deve ser feito? No post de hoje, vamos esclarecer essas dúvidas. Acompanhe a seguir!
Quando um motor está "fundido", significa que alguns de seus componentes foram danificados, pois já atingiram uma temperatura de fusão.
Por conta disso, o condutor tenta dar a partida no carro, porém ocorre uma trava no motor, que já não funciona como deveria.
Geralmente, isso acontece devido a algum tipo de falha interna que resultou em danos significativos aos seus componentes, como pistões, bielas, válvulas, cabeçotes, entre outros.
Esses danos podem ser tão extensos que a única opção viável é substituir o motor inteiro, ou realizar reparos extensivos.
Reconhecer os sinais de um motor fundido pode otimizar tempo, dinheiro e frustrações. Abaixo, destacamos os principais indícios do problema:
Se o motor está superaquecido e isso acontece com frequência, pode ser um sinal de problemas internos graves, como um vazamento de cabeça do cilindro ou falha no sistema de arrefecimento, que é o responsável por manter o constante trabalho do motor, em temperatura correta.
Chiado ou qualquer outro barulho anormal que venha do motor, pode indicar problemas como a falta de lubrificação, pistões batendo ou peças soltas.
Esse é um dos principais sinais de problemas no motor e pode ocorrer por conta do baixo nível ou troca irregular de óleo, que leva ao contato direto com as peças e consequentemente, aumenta a temperatura.
Não parece comum, mas ao abastecer em postos de gasolina desconhecidos, as chances de se deparar com gasolina adulterada são grandes. Logo, as peças podem ser prejudicadas, levando o motor à fundição.
O automóvel deve ser levado para a oficina. Antes de iniciar qualquer reparo, provavelmente, será avaliada a extensão dos danos provocados ao motor, algo que pode exigir desmontagem parcial ou completa para inspeção visual.
Dependendo do tipo e da extensão do dano, pode ser necessário substituir ou reparar várias peças do motor, incluindo pistões, anéis de pistão, bielas, virabrequim, cabeçote, válvulas, entre outros.
Além da manutenção preventiva regular, que é de extrema importância para evitar problemas futuros e garantir uma vida útil prolongada ao motor do veículo.
Você já sofreu com problemas como o motor fundido em seu automóvel? Possui outras dúvidas? Deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos!