+55 11 99998-6075

Manutenção preventiva: quais são as vantagens da revisão do veículo?

Última atualização em:
03/06/2024

Você provavelmente sabe que levar o carro para a oficina apenas quando já ocorreu um problemão daqueles, não é a melhor opção, certo? O ideal é que seja realizada a manutenção preventiva do veículo para evitar prejuízos.  

Quer saber quais são as vantagens da revisão anual em seu veículo? Então, continue acompanhando o post de hoje!

Manutenção preventiva: o que é?

A manutenção preventiva é uma forma de manter o veículo o mais próximo de suas condições originais, isto é, da maneira como foi vendido. 

O principal objetivo da manutenção é fazer com que o funcionamento do automóvel seja conservado, principalmente na parte mecânica, prolongando assim, de alguma maneira, sua vida útil e evitando maiores problemas.

Quando deve ser realizada a manutenção preventiva? 

Podemos dizer que, de modo geral, não existe um momento específico para que a manutenção preventiva seja feita, uma vez que alguns detalhes podem variar, como por exemplo, o ano de fabricação e o modelo do carro.

Mas, de acordo com especialistas em automóveis, o ideal é que a manutenção seja realizada após seis meses de uso. Claro que, antes de levar o veículo para a revisão, é importante verificar o manual para saber se de fato é o período adequado.

Se o automóvel for 0km, deve-se ficar ainda mais atento com as revisões obrigatórias e no caso dos veículos seminovos, o ideal é verificar se ele já passou pelas manutenções na própria concessionária.     

Outro ponto a ser considerado e que interfere no período em que o carro precisará de revisão, é a maneira como você dirige e os locais por onde ele passará. 

É importante ter uma direção segura, para que o veículo não fique exposto a condições que possam gerar um desgaste maior.  

Assim sendo, então, devem ser evitadas estradas cheias de buracos, locais repleto de poeira, congestionamentos largos e temperaturas altas. 

Principais itens revisados

Para que a manutenção preventiva seja feita com segurança, deve-se buscar uma oficina mecânica de qualidade, para garantir que todos os itens do seu carro sejam revisados corretamente. Em geral, são conferidos:

  • Fluido de freio: deve ser substituído uma vez por ano, ao menos, bem como discos, pastilhas, entre outros;
  • Óleo: Filtro e lubrificante devem ser trocados seguindo as orientações da montadora;
  • Filtro de combustível: Esse item precisa estar sempre em bom estado, pois ele é responsável por evitar que a sujeira do tanque do veículo vá para o motor. 

Além desses, também passam pela revisão o sistema de arrefecimento, filtro de ar e alinhamento e balanceamento.

E quais as vantagens da manutenção preventiva?

Conforme dissemos, uma das principais vantagens da manutenção preventiva é a economia, uma vez que é possível evitar gastos maiores, afinal, uma revisão mal feita, rápida e barata pode se tornar um prejuízo. 

Desta forma, então, o custo de reparo em casos de peças quebradas ou funcionando de maneira inadequada, será bem menor, pois serão problemas previamente descobertos na manutenção.

Além da segurança, pois um veículo sem a devida manutenção pode se tornar um risco, principalmente para quem realiza muitas viagens. 

Isto significa que a manutenção preventiva consegue identificar a necessidade da troca de peças com antecedência, evitando que ocorra o desgaste de outras peças relacionadas à elas.

Viu só? A revisão é importante e não deve ser feita somente quando o carro já está com problemas.

Possui outras dúvidas sobre o tema? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
03/06/2024 @ 10:06
magnifiercross