Você provavelmente sabe que levar o carro para a oficina apenas quando já ocorreu um problemão daqueles, não é a melhor opção, certo? O ideal é que seja realizada a manutenção preventiva do veículo para evitar prejuízos.
Quer saber quais são as vantagens da revisão anual em seu veículo? Então, continue acompanhando o post de hoje!
A manutenção preventiva é uma forma de manter o veículo o mais próximo de suas condições originais, isto é, da maneira como foi vendido.
O principal objetivo da manutenção é fazer com que o funcionamento do automóvel seja conservado, principalmente na parte mecânica, prolongando assim, de alguma maneira, sua vida útil e evitando maiores problemas.
Podemos dizer que, de modo geral, não existe um momento específico para que a manutenção preventiva seja feita, uma vez que alguns detalhes podem variar, como por exemplo, o ano de fabricação e o modelo do carro.
Mas, de acordo com especialistas em automóveis, o ideal é que a manutenção seja realizada após seis meses de uso. Claro que, antes de levar o veículo para a revisão, é importante verificar o manual para saber se de fato é o período adequado.
Se o automóvel for 0km, deve-se ficar ainda mais atento com as revisões obrigatórias e no caso dos veículos seminovos, o ideal é verificar se ele já passou pelas manutenções na própria concessionária.
Outro ponto a ser considerado e que interfere no período em que o carro precisará de revisão, é a maneira como você dirige e os locais por onde ele passará.
É importante ter uma direção segura, para que o veículo não fique exposto a condições que possam gerar um desgaste maior.
Assim sendo, então, devem ser evitadas estradas cheias de buracos, locais repleto de poeira, congestionamentos largos e temperaturas altas.
Para que a manutenção preventiva seja feita com segurança, deve-se buscar uma oficina mecânica de qualidade, para garantir que todos os itens do seu carro sejam revisados corretamente. Em geral, são conferidos:
Além desses, também passam pela revisão o sistema de arrefecimento, filtro de ar e alinhamento e balanceamento.
Conforme dissemos, uma das principais vantagens da manutenção preventiva é a economia, uma vez que é possível evitar gastos maiores, afinal, uma revisão mal feita, rápida e barata pode se tornar um prejuízo.
Desta forma, então, o custo de reparo em casos de peças quebradas ou funcionando de maneira inadequada, será bem menor, pois serão problemas previamente descobertos na manutenção.
Além da segurança, pois um veículo sem a devida manutenção pode se tornar um risco, principalmente para quem realiza muitas viagens.
Isto significa que a manutenção preventiva consegue identificar a necessidade da troca de peças com antecedência, evitando que ocorra o desgaste de outras peças relacionadas à elas.
Viu só? A revisão é importante e não deve ser feita somente quando o carro já está com problemas.
Possui outras dúvidas sobre o tema? Deixe um comentário!